Bolsonaro é o presidente que menos aprovou projetos, diz estudo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

No seu primeiro ano de governo, em 2019, Bolsonaro aprovou apenas 30% das iniciativas legislativas enviadas ao Parlamento.

Um estudo do Observatório Legislativo Brasileiro (OLB) aponta que o presidente Jair Bolsonaro (PL) aprovou só 27,7% dos projetos enviados ao Congresso Nacional em 2021. Este é o pior desempenho de um presidente da República desde a redemocratização.

Jair Bolsonaro

Segundo dados do OLB, o melhor desempenho do chefe do Executivo federal neste mandato foi registrado em 2020, quando ele conseguiu aprovar 42,9% das propostas. O período coincide com o início da pandemia da Covid-19 e a apresentação de matérias para conter o impacto da doença, como o auxílio emergencial e a PEC do Orçamento de Guerra.

Eleito com discurso crítico ao Centrão, Bolsonaro vem buscando desde o ano passado estreitar os laços com este grupo de partido, cedendo espaços na Esplanada de Ministérios em troca de apoio no Congresso. Na semana passada, ao se filiar ao PL, o presidente selou de vez a entrada no grupo.

Antes, o pior desempenho havia sido registrado em 2014, ano em que a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), recém-reeleita, aprovou só 33% das propostas. Já o melhor desempenho registrado ocorreu em 2007 durante a gestão do ex-presidente de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Antes, o pior desempenho havia sido registrado em 2014, ano em que a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), recém-reeleita, aprovou só 33% das propostas. Já o melhor desempenho registrado ocorreu em 2007 durante a gestão do ex-presidente de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O OLB é um projeto mantido por pesquisadores do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP), vinculado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Com informações do metrópoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Sede própria da Câmara de Jerumenha será inaugurada na quarta-feira, 10 de dezembro

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Câmara Municipal de Jerumenha inaugura, na quarta-feira, 10 de dezembro, sua sede...

Wellington Dias: “SUAS foi decisivo para tirar o Brasil do Mapa da Fome”

Evento celebra 20 anos do SUAS e reúne especialistas, gestores e sociedade civil para debater avanços e desafios da...

Mulheres vão às ruas em todo país para protestar contra o feminicídio

Mobilização nacional foi convocada após crimes recentes Mulheres de diversas cidades brasileiras irão às ruas neste domingo (7) para denunciar...

Cid Gomes contraria Ciro e apoia reeleição de petista ao Governo do Ceará

Cid também classificou como “constrangedora” a aproximação de Ciro com apoiadores do Jair Bolsonaro. O senador Cid Gomes (PSB-CE) anunciou...
spot_img

Inscrições do concurso do IBGE encerram dia 11 de dezembro

As vagas estão distribuídas em todas as agências do IBGE no estado. O prazo para inscrição no Processo Seletivo Simplificado...

Correios vetam vale-natal de R$ 2,5 mil a funcionários

Em crise, os Correios decidiram não renovar este ano um benefício de vale-natal de R$ 2,5 mil aos seus...
spot_img

Posts Recomendados