Presidente procurou minimizar a agenda do petista na Europa, onde fez discurso no Parlamento Europeu e foi recebido por lideranças políticas.
Durante a live que faz nas redes sociais, excepcionalmente nesta sexta-feira (19/11), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a fustigar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), seu provável adversário nas eleições presidenciais de 2022.
Na transmissão, Bolsonaro ressaltou ter sido muito bem recebido nos países que visitou no Oriente Médio – Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Catar – e criticou a imprensa por noticiar o petista sendo aplaudido de pé após discurso no Parlamento Europeu.
“Tinham uns 20 deputados do PSol deles [europeus], o equivalente, num universo de 600 parlamentares tinham uns 20, 30 presentes, lógico que o pessoal bate palma. Tem maluco em tudo quanto é lugar, né? E daí a mídia nacional diz que ele foi aplaudido pelo Parlamento Europeu”, reclamou.
Bolsonaro voltou a minimizar a popularidade de Lula, repetindo que o petista “não pode ir na esquina tomar uma branquinha que é vaiado”.
Nesta semana, Lula empreendeu uma agenda política na Europa, focada na questão ambiental. Além do discurso no Parlamento Europeu, o petista foi recebido pelo presidente francês, Emmanuel Macron, pelo alemão Olaf Scholz, que deve substituir a chanceler Angela Merkel, e pelo primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez.
Carlos Estênio Brasilino/Metrópoles