Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Brasil perdeu 16% de sua vegetação não florestal

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O ritmo do desmatamento dessa vegetação é semelhante ao das áreas florestais, conclui MapBiomas.

Um estudo realizado pela MapBiomas mostrou que, nos últimos 38 anos, o Brasil perdeu 16% de sua vegetação não florestal nativa, o número representa 9,6 milhões de hectares de cobertura vegetal herbácea e arbustiva. Os dados englobam plantas de porte pequeno e sem estrutura lenhosa – gramíneas e ervas -, ou com tronco lenhoso fino – arbustos.

Brasil perdeu 16% de sua vegetação não florestal

No total, esse tipo de vegetação ocupa 64% do território brasileiro, segundo mapeamento do MapBiomas de 2022, cuja maior parte corresponde às florestas (58%) e uma fração menor do território é ocupada pela vegetação não florestal (6%).

A climatologista Sara Cardoso explica que desmatamentos como esse “não influenciam somente os climas do Brasil, mas influenciam os climas de uma maneira e uma escala diferenciada”.

Segundo sua avaliação, a cobertura vegetal desempenha papéis essenciais para o controle dos “gases de efeito estufa, da regulação térmica”; além da manutenção da “oxigenação do solo” e o “sombreamento”.

“A vegetação, as florestas são de extrema importância, primeiro, para o controle dos gases do efeito estufa, tendo em vista que eles consomem o CO2, segundo, como regulador térmico e terceiro, como um fator que auxilia na oxigenação do solo, no resgate dessa umidade para o solo, no sombreamento, a regula a temperatura, ameniza a temperatura”, diz.

Para a MapBiomas, embora minoritária e pouco valorizada, a vegetação não florestal é muito importante pela grande diversidade de espécies de plantas e animais que abriga e pelos serviços ecossistêmicos prestados.

Esse tipo de vegetação está em todos os biomas brasileiros em diferentes formas, como formações campestres, campos alagados e áreas pantanosas e afloramentos rochosos. Essa cobertura vegetal ocupa 50,6 milhões de hectares.

Conclusão do MapBiomas aponta que o ritmo do desmatamento dessa vegetação é semelhante ao das áreas florestais no país, considerando o mesmo período, ou seja, ela está sendo rapidamente destruída.

“Nos últimos 38 anos, o Brasil perdeu 16% de sua vegetação natural não florestal, proporção semelhante à da perda de cobertura florestal [nativa], de 15%”, disse Júlia Shimbo, coordenadora científica do MapBiomas, em nota.

“Em termos absolutos, o Cerrado lidera o desmatamento de vegetação herbácea e arbustiva, com 2,9 milhões de hectares suprimidos. Já o Pampa, um bioma bem menor, teve um desmatamento bem próximo em números absolutos: foram 2,85 milhões de hectares entre 1985 e 2022. Mas em termos proporcionais, isso representou a impressionante cifra de 30% de perda da vegetação em relação ao que havia em 1985”, destacou.

Os diferentes tipos de cobertura vegetal não florestal, que cobrem os 6% do território brasileiro, são a vegetação predominante no Pantanal e no Pampa. As formações campestres e os campos alagados e áreas pantanosas são os tipos de vegetação herbácea e arbustiva mais abundantes no Brasil, respondendo por 95% do total.

Ainda de acordo com Sara, “quando a gente observa a perda de vegetação significativa na região da Amazônia, na região do Cerrado, nós observamos, em contrapartida, um aumento, uma tendência a um aumento das temperaturas, na baixa das umidades, além disso, impacta diretamente os nossos recursos indígenas”.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Novo medicamento oral para obesidade mostra eficácia na perda de peso

Estudo aponta que a molécula experimental orforgliprona tem resultados promissores também saúde cardiovascular A farmacêutica Eli Lilly divulgou nesta quinta-feira...

Oposição reúne 41 assinaturas no Senado por impeachment de Alexandre de Moraes

O pedido já protocolado, depende agora de decisão do presidente da Casa, Davi Alcolumbre. Na manhã desta quinta-feira (7), a...

Rafael Fonteles e ministro Waldez Goés assinam resolução que destina quase R$ 1 bilhão para revitalização do Rio Parnaíba

O projeto desenvolvido pelo Governo do Piauí foi aprovado por unanimidade pelo comitê gestor do Programa de Revitalização dos...

16 municípios do Piauí correm risco de perder recursos do Fundeb em 2026

Pendências no envio de dados contábeis e fiscais de 2024 podem levar à exclusão temporária do repasse da complementação-VAAT. Dezesseis...
spot_img

Reunião do Pró-catadores reúne vice-prefeita e agentes de saúde para fortalecer ações de coleta seletiva em Guadalupe

Por Gleison Fernandes. Na manhã desta quinta-feira, 7 de agosto, a Prefeitura de Guadalupe realizou mais uma etapa do cronograma...

Fábio Novo promete expulsar políticos eleitos pelo PT que apoiarem adversários

Futuro presidente do PT no Piauí ameaça punir prefeitos e deputados que declararem apoio a Ciro Nogueira, citando caso...
spot_img

Posts Recomendados