Café e carne: principais produtos do Brasil serão tarifados pelos EUA

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Nova tarifa de 50% dos EUA atinge itens estratégicos da balança comercial brasileira e pode impactar exportações e empregos.

Apesar de ter poupado uma extensa lista de produtos brasileiros, como suco de laranja, aeronaves civis e fertilizantes, a tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos deve atingir em cheio alguns dos principais setores exportadores do Brasil.

A medida, oficializada nesta quarta-feira (30) por meio de uma ordem executiva assinada pelo presidente Donald Trump, entra em vigor no dia 6 de agosto e representa um aumento de 40 pontos percentuais sobre a alíquota anterior.

O mercado norte-americano é o segundo principal destino das exportações brasileiras, atrás apenas da China. O petróleo lidera em receita entre os produtos vendidos aos EUA, seguido por carne e café.

Na lista de não isentos, estão alguns dos produtos mais vendidos pelo Brasil aos Estados Unidos.

O impacto da medida, portanto, pode ser profundo — afetando diretamente a balança comercial, a arrecadação e a geração de empregos em setores estratégicos da economia nacional.

Café

O Brasil é maior exportador mundial de café e tem os Estados Unidos como destino tradicional do grão. Em 2024, as exportações somaram quase US$ 2 bilhões, o equivalente a 16,7% do total embarcado.

Segundo a consultoria Cogo Inteligência em Agronegócio, a tarifa de 50% deve comprimir as margens do setor e encarecer o produto para o consumidor americano. O Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil) também prevê impacto direto no preço final nos EUA.

Carne bovina

Os EUA são o segundo maior mercado para a carne bovina brasileira. Em 2024, responderam por 16,7% do volume exportado, com 532 mil toneladas e US$ 1,6 bilhão em receita, segundo a Abrafrigo.

A Minerva estima que a tarifa pode reduzir em até 5% sua receita líquida. Já empresas como JBS e Marfrig, com operações nos EUA, podem mitigar parte dos efeitos. Ainda assim, o momento é delicado: o produto está caro nos EUA por conta da baixa oferta de bois para abate.

Cinco dos 10 principais produtos do Brasil serão tarifados pelos EUA — Foto: REUTERS

Sobre as taxas

A decisão da taxação foi tomada pelo presidente Donald Trump, que assinou uma ordem executiva e declarou uma nova emergência nacional para justificar a medida.

O governo americano afirma que o Brasil adotou ações recentes que representam uma ameaça à segurança nacional, à economia e à política externa dos Estados Unidos. Por isso, decidiu aumentar em 40 pontos percentuais a tarifa que já existia, totalizando agora 50%.

A ordem executiva americana também traz duras críticas ao governo brasileiro. Segundo o texto, o Brasil estaria promovendo perseguição política contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores, além de adotar práticas que violam direitos humanos e enfraquecem a democracia.

O documento cita diretamente o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), acusando-o de emitir ordens secretas para obrigar empresas americanas a censurar discursos políticos, entregar dados de usuários e alterar suas políticas internas sob ameaça de sanções.

Um dos casos mencionados é o de Paulo Figueiredo, que reside nos Estados Unidos e estaria sendo processado criminalmente no Brasil por declarações feitas em solo americano.

Além da tarifa, o presidente Trump determinou, no último dia 18 de julho, o cancelamento dos vistos de Alexandre de Moraes, de seus aliados no STF e de seus familiares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Fim de semana com previsão de chuva no Piauí; veja onde a chuva será mais intensa

A recomendação é que a população acompanhe as atualizações diárias da previsão do tempo, especialmente em regiões onde o...

Planalto informa que exame de Lula após cirurgia de catarata apresenta evolução satisfatória

Presidente fez uma cirurgia de catarata na última sexta-feira (30), e voltará às atividades habituais na segunda-feira (2), após...

Washington Bandeira diz desconhecer articulação para o Senado

O pré-candidato a vice-governador do Piauí, Washington Bandeira, afirmou que não tem conhecimento de articulações para uma eventual candidatura...

PSD tenta se destacar como alternativa de direita, enquanto Flávio segue na frente

Levantamento mais recente da Quaest aponta que eleitorado da direita não bolsonarista apoia majoritariamente o candidato indicado por Bolsonaro. Com...
spot_img

Cruzetão FC conquista o título do 30º Torneio de Futsal de Férias em Guadalupe; premiação é entregue aos destaques da competição

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O Cruzetão FC sagrou-se campeão do 30º Torneio de Futsal de Férias –...

Justiça condena lojista a 5 anos de reclusão por maus-tratos a cães

Homem confinava os cachorros em subsolo de loja em São Paulo O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) condenou...
spot_img

Posts Recomendados