Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Campanha de Lula deve descartar figura do “supermarqueteiro”

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O uso das redes sociais deslocou, em parte, a importância da propaganda em rádio e TV, principal entrega dos publicitários.

Hoje favorito nas pesquisas de intenção de voto para a corrida presidencial de 2022, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o nome do PT para o Palácio do Planalto, apesar de Lula afirmar que ainda não bateu o martelo sobre sua candidatura.

Lula

A estruturação da comunicação da campanha do petista, no entanto, deverá ter diferenças significativas em relação a disputas passadas. Um ponto importante é que a contratação do chamado “supermarqueteiro”, papel exercido por Duda Mendonça, em 2022, e depois por João Santana, é vista como improvável.

Coordenada atualmente pelo jornalista Franklin Martins, que foi ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social de Lula, a área de comunicação do petista trabalha com a ideia de que a figura do grande publicitário, com caras produções cinematográficas para o horário de TV e rádio, perdeu importância.

Martins, que sempre manteve relações estreitas com o ex-presidente, passou a coordenar toda a comunicação de Lula no fim de maio. A persistir essa ideia, a contratação de um bom produtor de TV é pensada como solução, em um ambiente no qual o ex-presidente pode chegar com vantagem no início oficial da corrida eleitoral e já com um peso importante nas redes sociais, hoje ainda polarizadas com o atual mandatário da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

“Coração”

O programa de TV sempre foi considerado o “coração” das campanhas, seja no nível nacional, seja nos estados ou nas capitais. Era a principal entrega dos profissionais de publicidade.

O uso das redes sociais, entretanto, deslocou, em parte, essa importância, na avaliação de pessoas próximas ao ex-presidente.

Além disso, as regras para a campanha na TV e no rádio abreviaram o tempo de exposição do candidato nesses meios de comunicação. A partir de 2016, a campanha na TV e rádio passou a ocorrer somente 45 dias antes do dia de votação. Ou seja, nas redes, essa construção começa bem antes de o nome ser lançado.

Apoiadores de Lula apontam que o tempo até a próxima eleição é relativamente curto para propiciar mudança brusca de cenário e não seria suficiente para apresentação e consolidação de nomes novos.

Tom

A ausência do “supermarqueteiro” é novidade na campanha de Lula, embora o PT já tenha experimentado o modelo em 2018, quando Haddad foi o candidato. Lula estava preso, mas dava o tom.

Campanhas anteriores de Lula tiveram grandes nomes do marketing político, Duda Mendonça e João Santana. Os dois receberam recursos vultosos nas campanhas e acabaram presos posteriormente sob acusação de terem sido pagos com recursos provenientes de caixa 2.

Falecido recentemente, Mendonça obteve reconhecimento ao tornar o torneiro mecânico, que liderava greves na porta das fábricas de automóveis no ABC, em uma versão mais agradável aos olhos dos mercados e dos conservadores. Foi ele quem criou, em 2002, o “Lulinha paz e amor”.

João Santana, por sua vez, trabalhou para reeleger Lula, eleger e reeleger Dilma Rousseff. Agora, fechou contrato com a campanha do cearense Ciro Gomes (PDT), outro nome forte na disputa.

Com informações do Metrópoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Guadalupe conquista 1º lugar na Regional de Floriano no CNCA com 99,5% de participação estudantil

Por Gleison Fernandes. Guadalupe conquistou o 1º lugar em participação no CNCA – Ciclo II (2025), na Regional de Floriano,...

Michelle chama Lula de “pinguço” e defende retorno de Bolsonaro

A ex-primeira-dama participou de evento do Partido Liberal (PL) em Natal. A ex-primeira dama e presidente do PL Mulher, Michelle...

China goleia Amigos FC por 5 a 1 na final e conquista o título do Campeonato Jerumenhense 2025

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O Estádio Leondão sediou, neste sábado (16), a grande final do Campeonato Jerumenhense...

Artesãos de Guadalupe recebem capacitação para ampliar presença no mercado e gerar renda

Por Gleison Fernandes A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Sala do Empreendedor, em parceria com o Sebrae-PI, realizou na...
spot_img

Teresinenses ganham bolo, mas seguem à espera das obras

Passados quase oito meses da nova gestão, os teresinenses ainda aguardam o cumprimento de promessas de Silvio Mendes. Neste sábado,...

Cadastro Único responde por 80% dos empregos gerados no Caged no primeiro semestre de 2025

Dados revelam um avanço na participação das mulheres no mercado de trabalho. Entre os inscritos no Cadastro Único, elas...
spot_img

Posts Recomendados