Nas redes sociais, estudantes relatam atrasos, dupla classificação e desespero
Os candidatos que se inscreveram para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do 1º semestre de 2024 estão reclamando de problemas durante o processo seletivo do programa. Eles temem que os erros possam influenciar negativamente o resultado final e pedem que o prazo, que termina na próxima terça-feira, 30, seja prorrogado.
Nas redes sociais, os estudantes têm compartilhado mensagens nos perfis do Ministério da Educação (MEC), do ministro Camilo Santana e da União Nacional dos Estudantes (UNE), relatando a situação. Entre as principais reclamações, estão:

- Baixa rotatividade da lista de espera: segundo eles, a lista demorou mais de 20 dias para rodar pela segunda vez;
- Dupla classificação: os alunos pontuam que houve candidatos que foram chamados mais de uma vez e que isso tem contribuído para os atrasos;
- Demora na análise dos documentos por parte das faculdades: os candidatos explicam que o MEC chegou a aumentar o prazo devido aos problemas no sistema eletrônico, porém, o estresse continua.
“Todos os prazos foram aumentados menos o da lista de espera que vence dia 30 sendo que a maioria das faculdades deveriam ter prazo até o dia 23 pra analisar documentos e agora alteraram pro dia 30 consequentemente fazendo com que a lista não rode mais e vagas não sejam preenchidas”, escreveu uma das estudantes em uma publicação nas redes sociais.

Foto: Reprodução/Redes sociais
Segundo informações divulgadas pela TV Globo, um grupo de estudantes chegou a enviar um e-mail para o MEC afirmando que o edital foi divulgado apenas em março deste ano, quase dois meses após a publicação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A principal preocupação dos estudantes é ficar de fora do ensino superior este ano.
Na segunda-feira, 22, a UNE publicou um vídeo alegando ter recebido diversas reclamações sobre o programa e pediu ajuda dos alunos para mapeá-los.
“Temos recebido diversos relatos de estudantes de todo o Brasil sobre problemas com o Fundo de Financiamento Estudantil e queremos reunir os casos em nossa plataforma para que possamos cobrar o Ministério da Educação e órgãos responsáveis. Se você está sendo prejudicado, entre em contato conosco!”, pediu a entidade.
O Terra entrou em contato com o MEC para questionar sobre as falhas apontadas pelos alunos e se há possibilidade de uma prorrogação. Porém, até a última atualização desta reportagem, não obteve resposta.
Fonte: Redação Terra