Por Gleison Fernandes.
A Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (Divisa) concluiu, na última quinta-feira (10), uma capacitação com a equipe técnica da Vigilância Sanitária do município de Landri Sales. A atividade, iniciada na quarta-feira (9), contou com uma etapa teórica de orientações e outra prática, com inspeções pedagógicas realizadas em serviços sujeitos à fiscalização sanitária no município.

Durante as visitas práticas, foram inspecionados estabelecimentos como drogarias, supermercados, panificadoras e outros classificados como de baixo risco sanitário. A ação teve como objetivo qualificar os profissionais locais para uma atuação mais segura e eficiente no exercício de suas funções.
“Para que os fiscais da vigilância municipal executem suas atividades de forma qualificada, é essencial que estejam devidamente capacitados. Nossa equipe promove esse processo e contribui com a formação dos profissionais para que desempenhem seu papel com segurança e eficácia”, destacou Iolanda Soares, coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Estadual (Cerest).
As capacitações são organizadas por territórios de saúde e seguem um cronograma definido pela Diretoria de Vigilância Sanitária Estadual.
“É nosso papel garantir que todo o estado esteja qualificado no âmbito da vigilância sanitária, assegurando mais segurança para a população e melhor qualidade nos serviços e produtos oferecidos”, afirmou Tatiana Chaves, diretora da Divisa.