Ação itinerante, criada para aproximar representantes de órgãos federais de gestores municipais e estaduais, desembarcou em Teresina.
“A democracia está em tudo que vivemos, e a Caravana Federativa é uma demonstração disso. O Brasil quer desenvolvimento econômico integrado com o desenvolvimento social”, afirmou. “Nós somos hoje um país que cresce, porque o Governo Federal traça um plano que faz com que a verba chegue até os municípios. Isso só é possível com a integração entre as esferas. O que viveremos hoje e amanhã, certamente, marcará o processo democrático”, acrescentou Wellington Dias.
Nos corredores do Centro de Convenções de Teresina, estandes de ministérios e demais órgãos do Governo Federal estão distribuídos pela estrutura. Neles, servidores das diferentes pastas estão de prontidão para tirar dúvidas e prestar informações a gestores e técnicos dos municípios. No estande do MDS, representantes das secretarias desempenham essa função.
“A maior procura que recebemos é relacionada à equipagem do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), são informações sobre a estrutura de CRAS, CREAS. Também chegam pedidos de informações sobre a utilização de recursos do Fundo Nacional de Assistência Social”, destacou o técnico da Secretaria Nacional de Assistência Social do MDS, Francisco Xavier, que realiza atendimentos.
Para a secretária de Assistência Social de Inhuma (PI), Socorro Leal, a proposta da Caravana Federativa tem capacidade de potencializar o trabalho desenvolvido no município. “Nós estamos aqui para buscar informações sobre os programas do Governo Federal, avaliando também que outros programas a gente pode levar para atender nossa comunidade do nosso município”, declarou a gestora.
Caravana Federativa
Com a presença de representantes dos ministérios e dos órgãos federais nos eventos das Caravanas Federativas, há uma celeridade na resolução de questões, dúvidas, repasse de recursos para os municípios e atendimentos nas diversas áreas, como assistência social, educação, saúde, habitação, infraestrutura, dentre outras.
Nesse sentido, a aproximação pretende levar mais esclarecimentos aos gestores municipais sobre o funcionamento de programas e ações do Governo Federal. A partir desse atendimento, a Caravana Federativa também facilita às prefeituras a adesão de programas como Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República.
No Piauí, a programação da Caravana Federativa segue até esta sexta-feira (21.06).