O fenômeno, segundo relatos de moradores, nunca tinha sido visto antes, o que ainda está sendo analisado por engenheiros agrônomos que tiveram conhecimento do caso.
Um fato inusitado, jamais visto, está deixando moradores impressionados na localidade Carnaubal, na cidade de Sussuapara, região Centro-Sul do Piauí. No local, que leva o nome devido à quantidade de carnaúbas, cinco pés da palmeira sendo duas gêmeas e mais três ao redor, estão brotando água de suas copas. O fenômeno tem causado muito espanto e admiração.
O fenômeno, segundo relatos de moradores, nunca tinha sido visto antes, o que ainda está sendo analisado por engenheiros agrônomos que tiveram conhecimento do caso. Vídeos foram gravados pelos moradores locais e em um deles é possível notar que as árvores respingam água, “choram” constantemente como se fosse garoa ou até mesmo um chuveiro ligado, mesmo de pouca vazão.
O engenheiro agrônomo, Alan Michel, teve conhecimento do fato. Ele destaca que requer uma análise para identificar o que provoca tal fenômeno.
“Recebemos alguns vídeos da carnaúba. Realmente é um fenômeno que não havia sido constatado ainda na nossa região. Sabemos a carnaúba é genuína de lugares onde acumula muita água, em terrenos argilosos, que podem estar nessa mesma linha de pensamento, da evapotranspiração (evaporação de folhas e solos), mas requer um estudo, uma análise. Vamos buscar algumas informações com a universidade e tentar descobrir que tipo de fenômeno é esse que a planta chora, ela chove. Vamos avaliar e buscar junto com a academia uma resposta, que de fato é muito curioso”, esclarece o engenheiro.
Vídeo
Com informações do Cidades na Net, da Rádio FM Cidade Modelo e do Cerratinga