Por Gleison Fernandes – Jornalismo da UCA.
A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, está incentivando as famílias a solicitarem a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), que já pode ser solicitada no município. O documento, que traz um QR Code com informações essenciais, tem como objetivo garantir maior segurança, facilitar o acesso a serviços e promover a inclusão de pessoas com TEA em espaços públicos e privados.

A secretária de Assistência Social, Bruna Costa, e a assistente social do CRAS, Rosinha Monteiro, gravaram um vídeo institucional em que explicam os benefícios da carteira e orientam sobre como fazer a solicitação, reforçando que estão à disposição para prestar todo o apoio necessário às famílias.
A emissão da CIPTEA pode ser feita de forma totalmente online, garantindo praticidade e acessibilidade. No entanto, quem preferir pode se dirigir à sede da Secretaria de Assistência Social de Guadalupe, onde será devidamente orientado(a) sobre os documentos necessários e o passo a passo para obter o documento.
“A carteira é mais do que uma identificação. Ela simboliza o respeito às particularidades das pessoas com autismo e assegura o cuidado necessário em situações do dia a dia, como atendimento prioritário, suporte em serviços de saúde, educação e transporte”, explicou a secretária Bruna Costa ao jornalista Gleison Fernandes.
O município conta hoje com 99 alunos com TEA matriculados na rede pública municipal de ensino. Segundo a coordenadora da Educação Inclusiva, Ticeli Zanin, o trabalho realizado pela equipe multidisciplinar tem sido essencial para garantir um atendimento humanizado e eficiente às crianças e suas famílias.

A entrega simbólica das primeiras carteiras ocorreu durante o evento realizado em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, promovido pela Secretaria de Educação no último dia 2 de abril, no Estádio Júlio César. O momento contou com a participação de autoridades, profissionais da saúde, educadores e a comunidade, e reforçou a importância de ações concretas que promovam a inclusão e o respeito à diversidade.
A Secretaria de Assistência Social de Guadalupe orienta que pais ou responsáveis que desejarem solicitar a carteira devem procurar a sede da pasta ou acessar o serviço online disponibilizado pelo governo. A equipe está preparada para auxiliar em todas as etapas do processo.