Castelo do Piauí reúne mais de 50 sítios arqueológicos com pinturas rupestres

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Além das figuras rupestres, Castelo do Piauí possui formações rochosas curiosas, como a Pedra de Castelo, rocha que dá nome a cidade.

O município de Castelo do Piauí é marcado pela presença de diversas artes rupestres que representam o cotidiano dos primeiros habitantes da região. Somente no complexo Ninho do Urubu, localizado no povoado Sítio dos André, existem mais de 50 sítios arqueológicos catalogados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

“A região é muito rica em sítios arqueológicos, sobretudo, sítios de artes rupestres contendo gravuras e pinturas, principalmente no povoado Picos dos André. As artes possuem diferentes representações. São formas que lembram pés humanos, mãos, e que às vezes são gravados, e não pintados”, explicou a antropóloga Maria Conceição Soares.

Além das figuras rupestres, Castelo do Piauí possui formações rochosas curiosas, como a Pedra de Castelo, rocha que dá nome a cidade. Segundo o guia turístico Augusto Júnior, ela pode ser encontrada em um parque ambiental com 246 hectares e que fica a 23 quilômetros da Zona Urbana do município.

Assista a reportagem

“Ela tem um tipo de formação rochosa chamada ‘cabeça’, de um tempo geológico entre 250 e 400 milhões de anos, ainda na era paleozoica. É uma rocha sedimentar, o arenito”, informou.

Além de sua importância histórica, o local ainda é considerado místico. “Esse lugar serviu como cemitério na década de 1950 e, para muitas pessoas, ele tem muitas energias, sendo positivas ou negativas. Quando uma pessoa vem pela primeira vez costuma sentir algo diferente”, comentou o guia.

Religiosidade

Castelo do Piauí possui uma padroeira: Nossa Senhora do Desterro. Isso se deu após a imagem da santa ser achada em uma gruta do município.

“Quando encontraram essa imagem, levaram ela daqui até a fazenda de gado. Chegando lá, construíram uma capela e colocaram essa imagem para enfeitar as paredes da capela e ser a santa de devoção do lugar. Contudo, misteriosamente, a imagem se encantava, desaparecia e do nada aparecia no mesmo local onde foi encontrada pela primeira vez. Hoje, muitas visitações é em prol do turismo religioso, porque, para muitas pessoas, é um lugar sagrado, milagroso”, contou Augusto Júnior.

Por isso, muitos moradores da cidade são devotos a santa, como é o caso do autônomo Antônio Luís Severo.

“Há 30 anos, fui embora para São Paulo e lá desenvolvi uma doença, fiquei muito mal. Minha mãe fez uma promessa para Nossa Senhora do Desterro para quando eu voltasse aqui, levasse uma cruz para a Pedra do Castelo a pé. Eu cumpri essa promessa e cheguei lá, coloquei a cruz onde ela pediu, e hoje estou curado”, lembrou.

As informações são do Piauí de Riquezas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Três em cada dez pessoas desaparecidas no Brasil são crianças ou adolescentes

Dados do Sinesp mostram que quase 24 mil menores tiveram o desaparecimento registrado no país em 2025. Segundo dados do Sistema...

Fim de semana com previsão de chuva no Piauí; veja onde a chuva será mais intensa

A recomendação é que a população acompanhe as atualizações diárias da previsão do tempo, especialmente em regiões onde o...

Planalto informa que exame de Lula após cirurgia de catarata apresenta evolução satisfatória

Presidente fez uma cirurgia de catarata na última sexta-feira (30), e voltará às atividades habituais na segunda-feira (2), após...

Washington Bandeira diz desconhecer articulação para o Senado

O pré-candidato a vice-governador do Piauí, Washington Bandeira, afirmou que não tem conhecimento de articulações para uma eventual candidatura...
spot_img

PSD tenta se destacar como alternativa de direita, enquanto Flávio segue na frente

Levantamento mais recente da Quaest aponta que eleitorado da direita não bolsonarista apoia majoritariamente o candidato indicado por Bolsonaro. Com...

Cruzetão FC conquista o título do 30º Torneio de Futsal de Férias em Guadalupe; premiação é entregue aos destaques da competição

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O Cruzetão FC sagrou-se campeão do 30º Torneio de Futsal de Férias –...
spot_img

Posts Recomendados