Piauí está mais adiantado na coleta de dados do que a média nacional.
Nos primeiros 29 dias de coleta de dados para o Censo Demográfico 2022, o IBGE já visitou 445.057 domicílios no Piauí, totalizando 1.364.089 pessoas recenseadas. Em todo o país, foram 58.291.842 pessoas, em 20.290.359 domicílios.
Os dados são do primeiro balanço divulgado nesta terça-feira (30) pelo IBGE. Segundo o Supervisor de Disseminação de Informações do IBGE no estado, Eyder Mendes, o Piauí está mais adiantado na coleta de dados do que a média nacional. “Tanto o Piauí quanto o Nordeste em geral estão adiantados em relação ao restante do Brasil nessa coleta de dados”, revelou.
O Nordeste foi a região onde a coleta dos dados mais avançou, com 36,51%, seguido pelo Sudeste (35,51%), Sul (11,87%), Norte (9,44%) e Centro-Oeste (6,67%). No Piauí já são quase 50% dos dados coletados. A média do país é de cerca de 30%.
As informações parciais do Censo 2022 no Piauí indicam que 657 homens (48,16%) e 707.024 mulheres (51,84%) já responderam ao questionário do IBGE. A população indígena entrevistada no Piauí corresponde a 2.296 pessoas – o que corresponde a 0,51% do país. Já a população quilombola, uma inovação da pesquisa em 2022, corresponde a 7.342 pessoas abordadas no estado até agora.
Em relação à recusa em responder ao questionário do IBGE, o Piauí está abaixo da média nacional – até 29 de agosto foram 1,18% dos entrevistados, enquanto no Brasil como um todo foram 2,30%.
Para o superintendente do IBGE no Piauí, Leonardo Passos, responder o Censo é, antes de tudo, um ato de cidadania. “É um ato por meio do qual a população ajuda a conhecer o país. É só por meio do Censo que a gente vai descobrir quantos somos, como vivemos e esses retratos vão ser importantes na construção de políticas públicas, na tomada de decisão da iniciativa privada, nos estudos acadêmicos. Então, responder o Censo serve para que a gente possa se conhecer, conhecer o Brasil e saber do que o país precisa”, destacou Leonardo.

A pirâmide está mudando
De acordo com o coordenador operacional do Censo 2022, Ranieri Leite, os dados coletados e divulgados preliminarmente nesta terça mostram uma tendência muito forte de envelhecimento da população tanto no Piauí quanto no Brasil inteiro.
“A tendência é de uma maior parcela da população entre 30 e 40 anos de idade. Antes tínhamos uma população mais jovem, entre 10 e 30 anos, até o Censo de 2010. Acredito que pela questão da quantidade reduzida de filhos que as pessoas estão tendo a pirâmide brasileira está mudando”.
Os dados devem ser coletados até 31 de outubro pelos recenseadores e o resultado final do Censo 2022 será divulgado até 26 de dezembro pelo IBGE. É possível acompanhar o andamento da coleta por estado e por município pelo site do Censo 2022.
Questionários

O questionário básico contém 26 questões sobre características do domicílio, seus moradores e a identificação étnico-racial, registro civil e educação, além do rendimento do responsável e dados a respeito de mortalidade. Na média, as pessoas têm demorado seis minutos para respondê-lo.
Já o modelo ampliado investiga, além dos aspectos consultados por meio do questionário básico, detalhes sobre trabalho, renda, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, pessoas com deficiência, migração interna e internacional, deslocamento para estudo, deslocamento para trabalho e autismo. Este modelo leva, em média, cerca de 18 minutos para ser respondido. O tipo de questionário a ser aplicado a cada pessoa entrevistada é definido por amostragem, de forma aleatória, segundo o IBGE.