Chapa do PT reúne parceiros históricos na maior aliança de Lula desde 1994

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O ex-presidente Lula (PT) voltou a reunir parceiros históricos na maior aliança de uma campanha sua desde 1994. Metade das seis siglas confirmadas na frente Vamos Juntos pelo Brasil já participou de uma aliança com o petista anteriormente.

Até então, já oficializaram apoio a Lula PCdoB e PV, que formaram federação com o PT; PSB, por meio do vice Geraldo Alckmin (PSB); PSOL, Rede e Solidariedade. Ainda há a possibilidade que outros partidos se juntem ao grupo.

Chapa do PT reúne parceiros históricos

A aliança será lançada formalmente hoje em um evento para cerca de 4 mil militantes em São Paulo. O objetivo de Lula e do PT é formar uma espécie de “Novas Diretas”, com figurões de diferentes estados e diversos partidos no mesmo palanque “unidos pela democracia.

Esta é a maior aliança em torno do ex-presidente junto à campanha desde 1994 —naquele ano, a chapa puro-sangue, com o ex-ministro Aloízio Mercadante como vice teve perfil semelhante, com PSB, PCdoB, PV, PPS (hoje, Cidadania), PCB e PSTU.

O PCdoB é o companheiro mais fiel: coligou-se em todas as oito eleições presidenciais desde a redemocratização. Foi, junto ao Pros, o único partido a integrar a campanha de 2018, que, com Lula preso, indicou Fernando Haddad (PT) ao Planalto.

Com Alckmin, o PSB integrará a chapa como vice pela segunda vez. Em 1989, primeira eleição direta após a ditadura militar, o ex-senador José Paulo Bisol (PSB-RS), morto em 2021, compôs a chapa derrotada pelo senador Fernando Collor (então PRN, hoje PTB.

Naquele ano, a aliança petista também teve PSB e PCdoB. O PV chegou a ser anunciado no lançamento da candidatura, em março daquele ano. O plano era ter o ex-deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) como vice, mas após episódios de “preconceito social”, segundo a Fundação Perseu Abramo, a chapa acabou rompendo e o partido o lançou à presidência separadamente. Com isso, Bisol foi alçado a vice do petista.

Em 1998, o PT juntou-se ao PDT com o ex-governador Leonel Brizola, morto em 2004, mas foi derrotado em primeiro turno pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) pela segunda vez seguida.

Próximo da direita

Também não é a primeira vez que o petista forma chapa com uma figura política associada à direita. Essa foi a fórmula vitoriosa em 2002 e 2006, quando o petista ganhou a eleição e a reeleição ao lado José Alencar (PL). De perfil conservador, o então ex-senador também sofreu resistência por parte da esquerda e de apoiadores, como ocorreu com Alckmin.

Dilma teve maiores coligações

Curiosamente, quem reuniu as maiores coligações entre os candidatos petistas não foi Lula, mas a ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Em 2010, auge da popularidade e da aprovação de Lula, o PT conseguiu reunir dez partidos em torno da sucessora contra o senador José Serra (PSDB). Em 2014, na reeleição, reuniu nove siglas contra o deputado Aécio Neves (PSDB).

As coligações do PT nas eleições presidenciais desde a redemocratização:

Lula em 1989: PT, PSB e PCdoB

Lula em 1994: PT, PSB, PPS, PV, PCdoB, PCB e PSTU

Lula em 1998: PT, PDT, PSB, PCdoB e PCB

Lula em 2002: PT, PL, PCdoB, PMN e PCB

Lula em 2006: PT, PRB e PCdoB

Dilma em 2010: PT, PMDB, PDT, PCdoB, PSB, PR, PRB, PSC, PTC e PTN

Dilma em 2014: PT, PMDB, PSD, PP, PR, PDT, PRB, Pros e PCdoB

Haddad 2m 2018: PT, PCdoB e Pros

Lula em 2022: PT, PCdoB, PV, PSB, PSOL, Rede e Solidariedade

As informações são do Uol

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Polícia Federal coloca Bolsonaro como articulador do golpe

Até este momento, a sustentação feita pela defesa de Bolsonaro era de que ele não sabia de nada. A situação...

Detran do Piauí concede até 95% de desconto nos juros e multas decorrentes de atraso no pagamento do licenciamento veicular

O programa oferece diversas opções de pagamento, com descontos que podem variar de 70% a 95%. Proprietários de veículos já...

Expoapi 2024 deve gerar R$ 300 milhões em negócios e atrair 400 mil pessoas

O evento contará com leilões, ações de networking e shows com grandes atrações nacionais e locais, todos com entrada...

Rodrigo Martins, prefeito eleito de Bertolínia, participa do encontro Pactos pelo Piauí 

O encontro foi organizado pelo Governo do Piauí, em parceria com a APPM e a participação de órgãos federais. Por...
spot_img

Ao lado do superintendente do Senar, vereador Dr. Dilson Gomes visita serviços do Programa Saúde do Homem e Mulher Rural em Guadalupe

"Gostaria de parabenizar mais uma vez a iniciativa da prefeita Neidinha Lima, que coloca sempre a saúde como prioridade...

Empreendedora de Guadalupe é premiada no Sebrae Mulher de Negócios e celebra a conquista nacional

Premiação comemora 15 vencedoras, incluindo Luzilene Soares da Silva, de Guadalupe, em cinco categorias de atuação no Brasil. Quinze empreendedoras...
spot_img

Posts Recomendados