Por Gleison Fernandes.
A Eletrobras Chesf concluiu, na madrugada do último sábado (30), a substituição do banco de autotransformadores 500/230 kV na subestação Boa Esperança II, localizada em Guadalupe, no Piauí. Foram instaladas três novas unidades de 150 MVA cada, resultado de um investimento de R$ 41,4 milhões.
Com a obra, houve aumento da potência instalada na subestação, o que garante mais segurança e capacidade para atender a eventuais sobrecargas no sistema. O reforço também acompanha o crescimento da geração de energia proveniente de empreendimentos fotovoltaicos na região.

Segundo Luciana Martins, diretora de Engenharia de Transmissão da Eletrobras, a execução superou as expectativas. “É importante ressaltar que a obra foi concluída com 176 dias de antecipação em relação ao prazo estipulado pela Agência, e com ela estamos ampliando a capacidade da instalação, com um aumento de potência de 150 MVA”, destacou.
Além de fortalecer o fornecimento de energia, o empreendimento deve gerar um incremento de aproximadamente R$ 6,7 milhões na receita anual da companhia.
Diferença entre a usina e a subestação
Muita gente conhece a Usina Hidrelétrica de Boa Esperança, inaugurada em 1970 no rio Parnaíba, que formou o lago artificial e marcou a história da cidade de Guadalupe. Já a subestação Boa Esperança II é uma estrutura complementar, responsável pela transmissão e reforço do sistema elétrico. Enquanto a usina gera energia, a subestação tem a função de ampliar a capacidade de escoamento e garantir maior estabilidade para atender à demanda crescente, especialmente com a chegada dos parques solares no Sul do Piauí.







