Por Gleison Fernandes – Jornalismo da UCA.
A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), em parceria com a Prefeitura de Guadalupe, as defesas civis municipal e estadual, e com o suporte da Geometrisa Serviços de Engenharia, promoveu na manhã desta segunda-feira, 27 de maio, um importante Simulado de Mesa na Usina Hidrelétrica de Boa Esperança. Essa ação é parte integrante do Plano de Contingência (Plancon) da empresa.
O evento teve como foco a segurança de barragens e a integração dos procedimentos internos da usina com os órgãos de proteção, visando aprimorar a prontidão e eficácia em situações emergenciais.
A metodologia utilizada, conhecida como “Tabletop Exercise” (Simulado de Mesa), foi empregada para capacitar os gestores de risco do Plano de Ação de Emergência, permitindo uma avaliação detalhada do planejamento estratégico e dos procedimentos operacionais em casos de emergência.
Durante a simulação, foram analisados o funcionamento do sistema de resposta da empresa e a eficácia dos procedimentos delineados no PAE, bem como a integração dessas respostas com o Plano de Contingência Municipal para cenários hipotéticos de rompimento de barragem.
O exercício proporcionou uma oportunidade valiosa para identificar pontos fortes e áreas de melhoria nos procedimentos operacionais, garantindo uma maior eficácia e prontidão das autoridades e equipes em casos de eventos reais.
Diversas autoridades representando o município de Guadalupe estiveram presentes, incluindo a prefeita Neidinha Lima, os secretários municipais Genivaldo Miranda (Infraestrutura) e Erenice Sousa (Educação), a vereadora Hélvia Almeida, representantes da Defesa Civil Municipal e Estadual, equipe do SAMU de Guadalupe, além de representantes da Polícia Militar de Guadalupe (PI) e São João dos Patos (MA).
Em entrevista ao jornalista Gleison Fernandes, do Portal Cidade Luz, os responsáveis pela elaboração e execução do plano na barragem enfatizaram que todas as ações estão em conformidade com a legislação federal e que os simulados visam principalmente a segurança da população, mesmo considerando que a barragem não apresenta riscos de rompimento.
Confira as imagens