Os treinamentos para prevenção de diversos tipos de ocorrência nas instalações são rotina na empresa. Cerca de 50 pessoas, entre empregados da Chesf e de empresas contratadas, estarão envolvidas na simulação.
Após encerrar os treinamentos de abandono de área em todas as suas oito usinas na Bacia Hidrográfica do São Francisco, no próximo dia 3 de novembro será a vez da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) realizar o mesmo simulado na Usina de Boa Esperança, em Guadalupe (PI).
Os treinamentos para prevenção de diversos tipos de ocorrência nas instalações são rotina na Empresa, e neste está sendo acrescido o cenário de Segurança de Barragem. Esta iniciativa faz parte do conjunto de ações desenvolvidas, sob a coordenação da Diretoria de Operação da Empresa, com o objetivo de cumprir a legislação e regulamentação relativas à segurança de barragens, tonando-se mais um treinamento de rotina em suas instalações.
Cerca de 50 pessoas, entre empregados da Chesf e de empresas contratadas, estarão envolvidas na simulação para se encontrarem num ponto externo às instalações da Usina, definido próximo à subestação da Companhia, também localizada em Guadalupe.
“Esses treinamentos têm o objetivo de estimular uma cultura de prevenção de acidentes e para que todos saibam como agir em casos excepcionais”, explicou Sérgio Dias, gerente do Departamento de Operação do Piauí.
A Usina de Boa Esperança entrou em operação em 1970 e foi reconhecida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no ciclo 2020/2021 com excelência em seu desempenho operacional.
É importante enfatizar que a Usina de Boa Esperança opera em situação de absoluta normalidade e segurança, e sempre lembrar que as barragens da Chesf contam com um rigoroso processo de monitoramento contínuo e rígidos protocolos de regulação e fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica.