Ciro Nogueira declarou que Lula acha inocentes Nicolás Maduro e o Hamas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O ex-chefe da Casa Civil no governo Bolsonaro deu a declaração em suas redes sociais

O senador piauiense, Ciro Nogueira (PP), usou as redes sociais nesta quarta-feira (31) para criticar o posicionamento do Governo Lula (PT) diante das eleições na Venezuela e do grupo terrorista Hamas. Isso porque o Itamaraty condenou o assassinato do líder da organização terrorista. Para o presidente nacional do Progressistas, isso mostra que para o governo brasileiro, “Maduro e o Hamas são inocentes”.

Divulgação

“Lula, seu governo demora poucas horas para condenar o assassinato do líder do grupo terrorista Hamas. Não foi assim na tentativa de matar [o ex-presidente dos EUA Donald] Trump, nem no golpe da ditadura de Nicolás Maduro. Ou seja, para Lula, Maduro e o Hamas são inocentes. Mas, para o Brasil e o mundo, não”, escreveu Ciro Nogueira nas redes sociais.

Posicionamento sobre eleições na Venezuela

Dois dias após o pleito presidencial venezuelano, realizado nesse domingo (28), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou como “normal” e “tranquilo” o processo eleitoral, que declarou o ditador Nicolás Maduro como reeleito. A oposição no país diz o contrário, e alega que o Edmundo González, principal opositor do candidato chavista na eleição, ganhou com 70% dos votos.

Membros e autoridades da comunidade internacional também contestaram o resultado divulgado pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, especialmente pela falta de transparência. Diante dessa contestação, Maduro expulsou diplomatas da Argentina, Chile, Costa Rica, Panamá, Peru, República Dominicana e Uruguai do país.

Em entrevista à TV Centro América, Lula chegou a mencionar que a solução para cessar os questionamentos sobre o pleito está na apresentação das atas eleitorais. “Na hora que tiver apresentado as atas, e for consagrado que a ata é verdadeira, todos nós temos a obrigação de reconhecer o resultado eleitoral da Venezuela”, afirmou o presidente.

No caso das eleições venezuelanas, não foram divulgadas as atas, e o CNE alegou uma “falha no sistema”. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, Maduro disso que apresentaria os boletins dos votos de cada urna em alguns dias.

Partido de Lula reconheceu vitória de ditador

O Partido dos Trabalhadores (PT), ao qual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é filiado, reconheceu a reeleição de Maduro, e chamou o processo eleitoral de “jornada pacífica, democrática e soberana”.

Para Lula, o texto reconhece e elogia a população pelo pleito pacífico. “Não tem nada de grave, não tem nada de assustador. Vejo a imprensa brasileira tratando como se fosse a Terceira Guerra Mundial. Não tem nada a de anormal. Teve uma eleição, teve uma pessoa que disse que teve 51%, teve uma pessoa que disse que teve 40 e pouco por cento. Um concorda, o outro não. Entra na Justiça e Justiça faz”, declarou o chefe do Executivo brasileiro.

No dia 13 de julho, quando o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump sofreu um atentado, o Itamaraty e Lula repudiaram o ataque.

Governo Lula condenou “veementemente” assassinato de líder do Hamas

Nesta quarta-feira (31), o principal líder do Hamas, Ismail Haniyeh, foi assassinado durante visita ao Irã, onde participou da cerimônia de posse do novo presidente iraniano, Masud Pezeshkian. Pouco tempo depois, o Itamaraty divulgou uma nota em que condena “veementemente” a morte do representante do grupo terrorista.

Segundo a nota divulgada pelo órgão, o crime representa um desrespeito à soberania do Irã e viola os princípios da Carta das Nações Unidas. “Atos de violência, sob qualquer motivação, não contribuem para a busca por estabilidade e paz duradouras no Oriente Médio”, diz trecho da nota.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Rafael Fonteles anuncia novas obras do OPA para Floriano em 2025

As intervenções promoverão melhorias na infraestrutura e na mobilidade urbana, beneficiando a população. O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi)...

Guadalupe alcança nota máxima em alfabetização, conquista o Selo Ouro e prefeita Neidinha celebra o resultado

O município de Guadalupe alcançou a nota máxima de 100 pontos no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, conquistando...

WhatsApp lança recurso que transforma áudios em mensagens de texto

A Meta, empresa dona do WhatsApp, do Instagram e do Facebook, anunciou que irá habilitar o recurso de transcrição...

Júlio César irá se reunir novamente com Rafael Fonteles para reforçar o desejo de mais espaços para o PSD

‘Queremos que o governador raciocine matematicamente’  Presidente do PSD no Piauí, o deputado federal Júlio César revelou que vai se...
spot_img

Campanha alerta para versão contemporânea do trabalho escravo

Dados da CPT mostram que 82,6% das vítimas são negras Durante este mês da Consciência Negra, a Comissão Pastoral da...

Estudantes da rede estadual recebem medalhas da Olimpíada Nacional de Ciências em Teresina

Na edição deste ano, os estudantes da rede estadual de ensino conquistaram 168 medalhas, sendo 67 de ouro, 60...
spot_img

Posts Recomendados