Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Ciro Nogueira quer ajustar tributação no mercado brasileiro de compra e venda de ativos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O primeiro projeto de lei apresentado pelo senador Ciro Nogueira (PP/PI) no retorno ao Senado Federal busca tornar justa a cobrança de tributos no mercado de compra e venda de ativos no país, melhorando a competitividade no mercado de ativos. 

O PL 90/2023, proposto pelo senador, veda a disparidade no tratamento tributário do ágio, quando uma empresa tiver domicílio no Brasil, em processos de incorporação, fusão ou cisão.

O objetivo do projeto é assegurar que todos os contribuintes tenham isonomia quando a empresa adquirente for domiciliada no Brasil, sem discriminação alguma em razão da origem dos ativos utilizados para arcar com o custo de aquisição, de quem são seus sócios ou acionistas e das suas demais características.

Ciro Nogueira quer ajustar tributação no mercado brasileiro

Atualmente, a legislação em vigor não trata essa paridade de forma clara, permitindo diversas interpretações e aumentando a insegurança jurídica em torno do tema. 

“O contribuinte convive com multas pesadas e o Estado arca com gastos públicos volumosos, incluindo custos com o Poder Judiciário, apenas para lidar com as discussões sobre o tema. Tudo isso traz uma enorme ineficiência econômica para o nosso país, fazendo com que gastemos de forma improdutiva recursos que poderiam estar disponíveis para muitos outros fins, como saúde e educação”, explicou Ciro na justificação do projeto.

Para o senador, essa disparidade vai contra a atração de mais investimentos ao Brasil, criando uma desvantagem competitiva. “É preciso incentivar a entrada de recursos no país, para assim continuarmos crescendo”, defendeu. 

O que é o ágio?

Nos termos da legislação fiscal, o ágio é o sobrepreço pago na aquisição de ações ou quotas de outra empresa. Ou seja, quando o estabelecimento é negociado por um valor mais alto que o de mercado, em razão da expectativa de rentabilidade futura do investimento.

Com informações da assessoria parlamentar

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Projeto aprovado pela Alepi beneficia mais candidatos no concurso da Polícia Militar

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, nesta terça-feira (8), o projeto de lei que autoriza a correção de...

Fernando Haddad: Brasil está melhor posicionado diante do tarifaço de Donald Trump

No entanto, ministro diz que movimento deve provocar desarranjo global O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira (8), em...

MEC investe em políticas para estudantes cegos e com baixa visão

O Censo Escolar da Educação Básica contabilizou mais de quatro mil estudantes cegos e mais de 86 mil estudantes...

Relator do marco temporal, Gilmar Mendes recebe representantes de indígenas

Ministro reforçou convite para Apib voltar à comissão de conciliação O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), recebeu...
spot_img

Corpo só começa a queimar gordura a partir de 30 minutos de atividade?

Essa ideia está ultrapassada e pode até desmotivar quem quer começar a treinar com o objetivo de emagrecer. Quem frequenta...

Deputado Pedro Lucas do União Brasil deve ser o indicado para o lugar de Juscelino Filho

O União Brasil deve indicar o líder do partido na Câmara, deputado Pedro Lucas Fernandes (MA), para assumir o...
spot_img

Posts Recomendados