Com mais de 2 milhões de atendimentos, Ceir é referência em reabilitação no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Somente em 2024, foram mais de 180 mil atendimentos para pessoas com deficiência física, auditiva, intelectual e sequelas de Covid-19.

Com mais de 2 milhões de atendimentos realizados desde sua inauguração, em 2008, o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) consolida-se como referência em reabilitação no Piauí. Somente em 2024, foram mais de 180 mil atendimentos  para pessoas com deficiência física, auditiva, intelectual e sequelas de Covid-19.

O Ceir oferece uma abordagem multidisciplinar, unindo tecnologia e cuidado humanizado para transformar vidas. Além de consultas e terapias especializadas, o Centro conta com uma Oficina Ortopédica e um Centro de Diagnóstico, que realiza diversos procedimentos e exames custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Administrado pela Associação Reabilitar, em parceria com o Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o Ceir tem como essência a promoção da autonomia e da qualidade de vida dos pacientes. O Centro é reconhecido por sua abordagem multidisciplinar, que integra profissionais de diferentes áreas para atender às necessidades específicas de cada paciente.

Francisco Orlean, cabeleireiro de 50 anos, é um exemplo do impacto transformador desse atendimento. Após dois episódios de AVC, ele encontrou no Ceir um espaço de recuperação e esperança. “O maior desafio é voltar a ter mais independência. As sequelas comprometeram minha fala e ainda não consigo sair sozinho. Mas, com o trabalho da equipe, já evoluí muito. Estou em três terapias que focam na fala e no fortalecimento”, conta ele, celebrando as conquistas alcançadas durante seu tratamento.

CEIR2.JPG

Outra trajetória inspiradora é a de Teresinha Carvalho, de 45 anos, assistente social que precisou amputar as pernas devido a complicações da Covid-19. Após quatro anos de atendimento no Ceir, ela agora treina para usar suas próteses. “Aqui passei por diferentes terapias, desde psicologia a fisioterapia aquática, e sempre fui acolhida pela equipe. Mais do que reabilitação, encontrei apoio e uma nova perspectiva de vida”, destaca.

Em 2024, o Ceir também deu início ao processo de Acreditação ONA, um rigoroso método de avaliação que certifica a qualidade e a segurança dos serviços de saúde. “Esse ano foi muito importante porque iniciamos, na prática, todas as etapas necessárias para a acreditação. Envolvemos toda a equipe em um esforço conjunto para readequar e criar protocolos que priorizem a melhoria contínua dos nossos atendimentos”, explica a gerente clínica do Ceir, Luciana Mousinho, destacando o compromisso coletivo com a excelência.

Para a Superintendente Multiprofissional da Associação Reabilitar, Liceana Pádua, o sucesso do Ceir está no olhar afetivo para os pacientes. “Cada atendimento é único. Desde o seu acolhimento na recepção até o momento da terapia nós nos empenhamos com o foco no paciente e na sua reabilitação. A nossa prioridade é promover um atendimento humanizado e proporcionar maior autonomia e qualidade de vida para todos que são atendidos no Ceir”, reforça.

Oficina Ortopédica

Neste ano, mais de 7 mil pessoas foram atendidas por meio do SUS na Oficina Ortopédica. O serviço oferecido inclui a produção e concessão de produtos ortopédicos e meios auxiliares de locomoção.

Teresinha Carvalho, assistente social de 45 anos, é uma das beneficiadas pelo serviço. Após perder as duas pernas devido a sequelas da Covid-19, ela encontrou no Ceir acolhimento e apoio para retomar sua autonomia.

“Passei por diferentes terapias, como psicologia e fisioterapia aquática, e agora estou em treinamento com minhas próteses. Foram quatro anos sendo acolhida pela equipe e compartilhando experiências nos grupos”, relata Teresinha.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Em 3 dias, PRF recolheu mais de 50 animais soltos em rodovias no norte do Piauí

A circulação de animais em vias de trânsito pode causar graves acidentes. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), entre os...

Prorrogado prazo para matrículas na rede pública estadual de ensino do Piauí

Matrículas foram estendidas até o dia 19 de janeiro e devem ser feitas online. O prazo para a realização de...

Cães e gatos domésticos terão direito a RG com cadastro nacional a partir de 2025

Documento deve auxiliar no controle de doenças e no combate aos maus-tratos. O sistema será coordenado pelo Governo Federal. O...

Prefeito de Bertolínia, Rodrigo Martins, toma posse nesta quarta (1º); veja lista de vereadores eleitos

Rodrigo Martins (PSD) venceu as eleições de 2024 com 57,44% dos votos válidos no 1º turno. 10 vereadores foram...
spot_img

Piauí encerra 2024 com 111 cidades em situação de emergência federal por conta da estiagem

A portaria com o reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). O Ministério da Integração e do Desenvolvimento...

Sua partida deixa um vazio imenso”, diz Amadeu Júnior, vereador de Guadalupe, sobre a morte da mãe, Maria de Lourdes, aos 79 anos

Por Gleison Fernandes Faleceu nesta terça-feira, 31 de dezembro de 2024, dona Maria de Lourdes, mãe do vereador Amadeu Júnior,...
spot_img

Posts Recomendados