As 12 unidades, juntas, podem produzir mais de 200 mil kw.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) liberou a instalação de sete usinas de energia eólica no Piauí. Nesta quarta-feira (31/05), o superintendente de Fiscalização Técnica dos Serviços de Energia Elétrica da Aneel, Giácomo Francisco Bassi Almeida, assinou portaria que libera quatro unidades no município de Dom Inocêncio, no Piauí.
Na terça-feira (30/05), havia sido liberado um lote com três unidades para a mesma região. No início do mês, cinco centrais também haviam sido aprovadas, totalizando um total de 12 novas usinas.
Ao todo, as sete usinas aprovadas nos dias 30 e 31 de maio, têm capacidade para produzir 38,5 mil kw. As autorizações englobam dois complexos de usinas eólicas denominadas Oitis e Ventos de São Roque. No início do mês, a Aneel autorizou a Celeo Redes Brasil S.A. para a implantação de cinco Centrais Geradoras Fotovoltaicas (UFVs) em São João do Piauí, que devem gerar 162,384 mil kw.
A Aneel entendeu que os requisitos para a operacionalização das estruturas foram cumpridos e o cronograma de implantação deve seguir a legislação vigente, que prevê um prazo de 54 meses para a operacionalização comercial das chamadas UFVs. As 12 unidades, juntas, podem produzir mais de 200 mil kw.