Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Com novo ‘veranico’, clima voltar a esquentar hoje em boa parte do Brasil; fenômeno deve se estender até a próxima semana

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Um novo bloqueio atmosférico que se forma na região central do país contribui para a alta das temperaturas. Marcas acima da média são tendência para este inverno segundo os meteorologistas.

Após uma sequência de frentes frias, que amenizaram as temperaturas principalmente no Centro-Sul, o tempo deve voltar a esquentar em boa parte do Brasil. A partir desta quinta-feira (18), uma nova massa de ar quente deve se instalar na região central, fazendo com que as temperaturas voltem a subir.

Divulgação

Segundo a Climatempo, um novo bloqueio atmosférico está se formando na faixa central do Brasil, o que contribui para a manutenção de uma massa de ar quente.

Os bloqueios atmosféricos são sistemas de alta pressão que se estabelecem em níveis médios da atmosfera e intensificam a circulação do ar de cima para baixo. Esses fenômenos favorecem o aumento das temperaturas e impedem a formação de grandes nuvens de chuva. Além disso, dificultam o avanço de frentes frias pelo interior do país.

Centro-Sul do país deve ter temperaturas acima da média com novo veranico nos próximos dias. — Foto: Inmet

No caso dessa nova massa de ar quente, a alta nas temperaturas deve se estender até o dia 25 de julho, e atingir de forma mais direta o oeste do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná e do Mato Grosso do Sul. (veja no mapa abaixo)

Brasil deve ter novo veranico a partir desta quinta-feira (18). — Foto: Arte/g1

Brasil deve ter novo veranico a partir desta quinta-feira (18). — Foto: Arte/g1

Nessas regiões, em vermelho no mapa, as temperaturas podem ficar até 7ºC acima da média esperada para o mês de julho.

Já na área em laranja, que abrange boa parte dos estados do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, boa parte do Centro-Oeste e sul do Acre, os termômetros devem registrar marcas entre 3ºC e 5ºC acima da média.

Novo veranico

Com a nova alta das temperaturas, o Brasil deve passar por um veranico nos próximos dias.

Veranicos são períodos de mais de quatro dias quentes durante o inverno ou o outono. São dias de temperatura acima de média, tempo seco e pouca chuva. Esses eventos não necessariamente configuram ondas de calor.

Isso porque as ondas de calor são caracterizadas não só pelas altas temperaturas registradas, mas pelo prejuízo à saúde e pelo calor persistente, tanto diurno como noturno.

No caso da alta esperada a partir desta quinta, as máximas devem ficar mais elevadas, mas as mínimas seguem frescas em boa parte do Brasil.

Tendência para o inverno

Os veranicos seguem a tendência prevista para esse inverno de temperaturas acima da média, especialmente no Sudeste e no Centro-Oeste.

Os meteorologistas lembram que, apesar da expectativa ser de um inverno com médias de mais altas, isso não significa que não teremos dias frios.

Curtos períodos de frio, como os registrados nas últimas semanas, também podem ocorrer, inclusive com maior variabilidade térmica do que o observado no ano passado.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Lula anuncia nova etapa da Transnordestina com operação no Piauí e conclusão prevista para 2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, ao lado de Wellington Dias (PT), a liberação de R$ 1,4...

SAF incentiva produção de caju e garante maior renda a agricultores familiares no Piauí

A SAF planeja entregar 800 mil mudas da fruta até o final de 2025 para plantio e reposição da...

Governo americano proíbe Alexandre de Moraes e aliados no STF de entrarem nos EUA

Secretário de Estado americano, Marco Rubio, disse que o visto do ministro do Supremo será revogado imediatamente O Secretário de...

Diocese de Bom Jesus do Gurguéia sedia 16ª Romaria da Terra e da Água no Piauí

São esperados cerca de 5 mil romeiros para reforçar a luta pelos direitos dos pobres e por preservação ambiental. O...
spot_img

Preço do café cai no Brasil pela 1ª vez após 16 meses de alta

Inflação do produto teve queda de 0,18% entre o dia 16 de junho e 15 de julho, segundo a...

Pesquisa Quaest aponta que nas redes sociais, 59% defendem ação contra Bolsonaro e 41% criticam

Ao todo, foram 1,3 milhão de menções monitoradas até 17h de sexta-feira (18). Instituto vê resposta "altamente polarizada" e...
spot_img

Posts Recomendados