Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Com novo ‘veranico’, clima voltar a esquentar hoje em boa parte do Brasil; fenômeno deve se estender até a próxima semana

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Um novo bloqueio atmosférico que se forma na região central do país contribui para a alta das temperaturas. Marcas acima da média são tendência para este inverno segundo os meteorologistas.

Após uma sequência de frentes frias, que amenizaram as temperaturas principalmente no Centro-Sul, o tempo deve voltar a esquentar em boa parte do Brasil. A partir desta quinta-feira (18), uma nova massa de ar quente deve se instalar na região central, fazendo com que as temperaturas voltem a subir.

Divulgação

Segundo a Climatempo, um novo bloqueio atmosférico está se formando na faixa central do Brasil, o que contribui para a manutenção de uma massa de ar quente.

Os bloqueios atmosféricos são sistemas de alta pressão que se estabelecem em níveis médios da atmosfera e intensificam a circulação do ar de cima para baixo. Esses fenômenos favorecem o aumento das temperaturas e impedem a formação de grandes nuvens de chuva. Além disso, dificultam o avanço de frentes frias pelo interior do país.

Centro-Sul do país deve ter temperaturas acima da média com novo veranico nos próximos dias. — Foto: Inmet

No caso dessa nova massa de ar quente, a alta nas temperaturas deve se estender até o dia 25 de julho, e atingir de forma mais direta o oeste do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná e do Mato Grosso do Sul. (veja no mapa abaixo)

Brasil deve ter novo veranico a partir desta quinta-feira (18). — Foto: Arte/g1

Brasil deve ter novo veranico a partir desta quinta-feira (18). — Foto: Arte/g1

Nessas regiões, em vermelho no mapa, as temperaturas podem ficar até 7ºC acima da média esperada para o mês de julho.

Já na área em laranja, que abrange boa parte dos estados do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, boa parte do Centro-Oeste e sul do Acre, os termômetros devem registrar marcas entre 3ºC e 5ºC acima da média.

Novo veranico

Com a nova alta das temperaturas, o Brasil deve passar por um veranico nos próximos dias.

Veranicos são períodos de mais de quatro dias quentes durante o inverno ou o outono. São dias de temperatura acima de média, tempo seco e pouca chuva. Esses eventos não necessariamente configuram ondas de calor.

Isso porque as ondas de calor são caracterizadas não só pelas altas temperaturas registradas, mas pelo prejuízo à saúde e pelo calor persistente, tanto diurno como noturno.

No caso da alta esperada a partir desta quinta, as máximas devem ficar mais elevadas, mas as mínimas seguem frescas em boa parte do Brasil.

Tendência para o inverno

Os veranicos seguem a tendência prevista para esse inverno de temperaturas acima da média, especialmente no Sudeste e no Centro-Oeste.

Os meteorologistas lembram que, apesar da expectativa ser de um inverno com médias de mais altas, isso não significa que não teremos dias frios.

Curtos períodos de frio, como os registrados nas últimas semanas, também podem ocorrer, inclusive com maior variabilidade térmica do que o observado no ano passado.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Após cassação de Ulga Freitas, presidente da Câmara de Marcos Parente aguarda decisão da Justiça para empossar suplente

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Com a cassação do diploma da vereadora Ulga Freitas da Cunha, determinada por...

Bancos liberam novo lote de pagamento do abono salarial PIS/Pasep; veja quem recebe

Desta vez, podem sacar o crédito os funcionários privados e servidores públicos nascidos em maio e junho. Os bancos liberam,...

INSS registra 1 milhão de pedidos de reembolso por descontos indevidos em apenas dois dias

Aposentados e pensionistas contestam descontos indevidos. Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registraram mais de 1...

Piauí segue entre os mais desmatados do Brasil, apesar de queda registrada em 2024

Estado integra região do Matopiba, que concentrou 42% da perda de vegetação no país. O Piauí reduziu o desmatamento em...
spot_img

Operação da Polícia Civil investiga comércio em Floriano por lavagem de dinheiro

Os responsáveis pelo estabelecimento também são investigados por receptação e associação criminosa. A Polícia Civil do Piauí, através da DEPATRI...

Gripe é a principal causa de mortes por SRAG em idosos, alerta Fiocruz

Em crianças, o vírus é uma das três principais causas de óbito O boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)...
spot_img

Posts Recomendados