Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Com vetos, Lula sanciona lei que restringe saidinha de presos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Medida ainda não foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), mas foi confirmada pela Presidência da República.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta quinta-feira (11), com veto, lei que restringe ‘saidinha’ de presos — que normalmente ocorrem em feriados e datas comemorativas.

A medida ainda não foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), mas a Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República confirmou a informação.

Ainda segundo a Presidência, Lula acatou uma recomendação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, para manter o direito à saída temporária dos presos do semiaberto para visita a familiares.

O próprio Lewandowski já tinha adiantado a informação nesta quinta, mais cedo. Para o ministro, o trecho precisou ser vetado pois contraria princípios da Constituição, uma vez que viola o princípio da dignidade humana.

De acordo com a lei sancionada por Lula, fica proibida a saída temporária de presos condenados por praticar crimes hediondos, com violência ou grave ameaça, como os de estupro, homicídio, latrocínio (roubo seguido de morte) e tráfico de drogas.

Também foram sancionados pontos que preveem o uso de tornozeleiras eletrônicas para que presos possa sair para trabalhar durante o dia e o endurecimento dos critérios para prorrogação de regime.

Divulgação

Aprovação no Congresso

A proposta que restringe a “saidinha” foi aprovada em definitivo pela Câmara no mês passado, com o objetivo de modificar trechos da legislação que trata da saída temporária de presos.

Na ocasião, a liderança do governo na Câmara optou por não se envolver na votação e liberou a base governista para votar como quisesse.

Agora, o veto será analisado por deputados e senadores, que poderão manter ou derrubar a decisão do presidente.

Antes da sanção da nova lei, a saída temporária permitia que os detentos do regime semiaberto visitassem a família, realizassem cursos (profissionalizantes, de ensino médio e ensino superior) e fizessem atividades de retorno ao convívio social.

O texto que saiu do Congresso manteve a permissão da saída apenas no caso de detentos de baixa periculosidade que forem realizar cursos estudantis ou profissionalizantes.

As saídas temporárias, previstas pela Lei de Execução Penal, são concedidas, exclusivamente, a detentos do regime semiaberto que já tenham cumprido um sexto da pena total e, também, que tenham bom comportamento.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Operação da Polícia Civil investiga comércio em Floriano por lavagem de dinheiro

Os responsáveis pelo estabelecimento também são investigados por receptação e associação criminosa. A Polícia Civil do Piauí, através da DEPATRI...

Gripe é a principal causa de mortes por SRAG em idosos, alerta Fiocruz

Em crianças, o vírus é uma das três principais causas de óbito O boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)...

Ministros do STF barra candidaturas que não prestaram contas eleitorais

PT contestava norma que vetava certidão a quem entregasse contas fora do prazo; o documento é exigido para candidatura Nove...

Flamengo vence LDU e segue vivo na Libertadores

Rubro-Negro ultrapassa time equatoriano no saldo de gols e entra na zona de classificação às oitavas de final O Flamengo...
spot_img

Ministro Wellington Dias assina portaria que reduz tempo de permanência no Bolsa Família

A nova regra assinada pelo ministro do Desenvolvimento Social entra em vigor no dia 12 de junho de 2025. O...

Estudantes de Zootecnia em Guadalupe serão beneficiados com curso de Processamento de Frutas Tropicais

Promovida pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, a capacitação será ministrada de 20 a 23 de maio...
spot_img

Posts Recomendados