Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Concessão da Etapa 2 do Projeto Platôs de Guadalupe é discutida em audiência pública

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Uma audiência pública foi realizada na manhã deste sábado (22) em Guadalupe para discutir a proposta de concessão da Etapa 2 do Perímetro Irrigado Platôs de Guadalupe. O evento aconteceu no auditório Tony Marcos, no bairro Vila Boa Esperança, e foi transmitido on-line, permitindo ampla participação.

Organizada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) em conjunto com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), a audiência contou com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Irrigação e Infraestrutura Hídrica (Sefir) e da Superintendência de Parcerias e Concessões do Piauí (Suparc).

Estiveram presentes moradores de Guadalupe, agricultores locais e autoridades do município. O modelo de concessão proposto às empresas interessadas na administração da segunda etapa do projeto foi apresentado, seguido por uma sessão de perguntas e sugestões, tanto presencialmente quanto on-line.

O deputado Júlio César destacou a importância do projeto, mas levantou preocupações sobre os altos custos de manutenção e operação, que poderiam afastar possíveis interessados na concessão. A prefeita de Guadalupe, Neidinha Lima, acompanhada do vice-prefeito Edivan Miranda e de vereadores, reforçou o compromisso de sua gestão com o desenvolvimento do projeto.

Bruno Melim, diretor da Secretaria Especial de Parcerias de Investimento da Casa Civil da Presidência da República, ressaltou que o Projeto Platôs de Guadalupe é uma prioridade do Governo Federal. Ele destacou a importância da participação do público local para aperfeiçoar a proposta, que deve ser licitada ainda em 2024.

“O presidente Lula qualificou o projeto como parte do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), tornando-o uma prioridade. Estamos agora na fase de audiência pública, colhendo contribuições da sociedade local e dos interessados no projeto. Em seguida, passaremos pelo protocolo dos estudos no TCU, que fará suas avaliações e recomendações antes da publicação do edital de licitação, prevista para o último bimestre deste ano”, explicou Melim.

O secretário da Irrigação e Infraestrutura Hídrica do Estado, Firmino Paulo, também destacou a importância econômica da concessão da Etapa 2 para a região e o estado. “A realização dessa audiência pública foi positiva, com boa participação da população. Agora, vamos trabalhar para concluir e licitar a PPI, que deve gerar mais de 10 mil empregos diretos e muitos outros indiretos, beneficiando muitas famílias”, afirmou.

Desde o dia 29 de maio, uma consulta pública está aberta para colher sugestões sobre a concessão da segunda etapa do projeto, abrangendo a infraestrutura de irrigação, a ocupação de áreas para produção agrícola e a manutenção do sistema. A consulta ficará aberta até o dia 27 de junho.

Etapas do Projeto Platôs de Guadalupe

A Etapa 1 do projeto possui 3.536 hectares, com 3.000 hectares já em funcionamento. A concessão da Etapa 2 abrange 15.442 hectares, dos quais 10.238 hectares são destinados à irrigação. A concessionária será responsável pela operação e manutenção da infraestrutura de irrigação de uso comum das duas etapas, além de complementar a infraestrutura da segunda etapa e implantar os cultivos. O investimento previsto para a infraestrutura de irrigação de uso comum da Etapa 2 é de R$ 1,766 bilhão.

Confira as imagens

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Super fracasso de Branca de Neve faz Disney repensar live-actions

Estúdio interrompeu gravação de Enrolados. Após a performance catastrófica do filme Branca de Neve nos cinemas, a Disney estaria repensando...

Procurador recomenda reprovação das contas do ex-prefeito Dr. Pessoa

Dr. Pessoa se limitou apenas a dizer que não foi notificado sobre a recomendação. O Ministério Público de Contas (MPC)...

Alexandre de Moraes afirma que Bolsonaro pode ser absolvido, mas permanecerá inelegível

Ministro teve seu perfil escrito e publicado pelo jornalista Jon Lee Anderson em edição da revista The New Yorker. Em...

China eleva de 34% para 84% a tarifa sobre produtos dos EUA

País asiático decidiu retaliar nova tarifa aplicada pelo governo americano. O Ministério das Finanças da China emitiu na manhã desta...
spot_img

Incluída no calendário cultural do Piauí: Paixão de Cristo em Miguel Leão celebra 10 anos com espetáculo grandioso

Evento gratuito no Piauí reúne fé, arte e tradição em encenação que já é patrimônio cultural da região No próximo...

Sebrae Startups e ApexBrasil abrem inscrições para startups brasileiras participarem da Vivatech 2025

Oportunidade vai levar até 50 startups de base tecnológica para um dos principais eventos de inovação e tecnologia da...
spot_img

Posts Recomendados