Congresso se prepara para derrubar veto sobre marco temporal, diz deputado Júlio César

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O presidente da República tem até 15 dias para manifestar um parecer quanto ao texto.

O Congresso Nacional se prepara para a reação do Governo Federal quanto à aprovação do marco temporal das terras indígenas. O texto, aprovado no Senado, na quarta-feira (27), regulamenta os direitos dos povos originários indígenas sobre suas terras. A projeção é que seja vetado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em entrevista à rádio Clube News – nesta sexta-feira (29) – o deputado federal Júlio César (PSD-PI) afirmou que, havendo veto integral à matéria, deputados e senadores estão convencidos de derrubar o veredito do Palácio do Planalto.

Deputado federal Júlio César (Foto: Carlienne Carpaso/ Portal ClubeNews)

“Nós estamos certos de que o que foi aprovado na Câmara e no Senado será sancionado. No entanto, há um indício de que o Lula vai vetar o projeto todo. Mas, lá na Câmara, está todo mundo preparado se houver o veto, vamos derrubar o veto”, garantiu.

Acordo político

Em caso de veto, o texto retorna ao Congresso Nacional para a análise, em sessão conjunta, de deputados e senadores, no prazo de 30 dias. O presidente da República tem até 15 dias para manifestar um parecer quanto ao texto. Não havendo manifestação do Executivo nesse período, o projeto de lei é considerado sancionado.

A costura de um consenso entre o Congresso e o Planalto perpassa pelo entendimento político e o alinhamento entre os dois Poderes. A falta de um entendimento entre as bancadas de ruralistas e ambientalistas em relação ao uso e posse das terras indígenas tem influenciado nas negociações.

Júlio César, que já foi vice-presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio (FPA) em 2019, defendeu o setor agropecuário como estratégico na balança comercial brasileira.

“Várias lideranças do setor já estão conversando com o ministro da Fazenda, com as autoridades competentes do Governo para que mantenha o texto da Constituição de 1988. O agronegócio é o negócio que mais cresce no Brasil. A indústria tem caído, o comércio e serviços estão estabilizados, e o agronegócio contribui para o fortalecimento do PIB [produto interno bruto], no saldo da balança comercial brasileira”, esclareceu.

Marco temporal

O projeto que regulamenta os direitos dos povos originários indígenas sobre suas terras (PL 2.903/2023) só permite demarcar novos territórios indígenas nos espaços que estavam ocupados por eles em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal — tese jurídica que ficou conhecida como marco temporal para demarcação de terras indígenas.

O projeto também prevê a exploração econômica das terras indígenas, inclusive em cooperação ou com contratação de não indígenas. A celebração de contratos nesses casos dependerá da aprovação da comunidade, da manutenção da posse da terra e da garantia de que as atividades realizadas gerem benefício para toda essa comunidade.

Na avaliação do deputado, a redação original do projeto garante segurança jurídica e não implica no desfavorecimento dos povos indígenas.

“O que nós queremos é o cumprimento da Constituição de 1988, que ela já definiu a área e o direito adquirido dos índios do Brasil. Esse marco regulatório foi apenas para deixar de dar expansão para o agronegócio brasileiro. Iriam tomar muitas terras que já estavam documentadas, regulamentadas. Eu vi muitos agropecuaristas dizendo que têm a escritura de mais de 50 anos”, concluiu.

Fonte: com informações da Agência Senado

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Três em cada dez pessoas desaparecidas no Brasil são crianças ou adolescentes

Dados do Sinesp mostram que quase 24 mil menores tiveram o desaparecimento registrado no país em 2025. Segundo dados do Sistema...

Fim de semana com previsão de chuva no Piauí; veja onde a chuva será mais intensa

A recomendação é que a população acompanhe as atualizações diárias da previsão do tempo, especialmente em regiões onde o...

Planalto informa que exame de Lula após cirurgia de catarata apresenta evolução satisfatória

Presidente fez uma cirurgia de catarata na última sexta-feira (30), e voltará às atividades habituais na segunda-feira (2), após...

Washington Bandeira diz desconhecer articulação para o Senado

O pré-candidato a vice-governador do Piauí, Washington Bandeira, afirmou que não tem conhecimento de articulações para uma eventual candidatura...
spot_img

PSD tenta se destacar como alternativa de direita, enquanto Flávio segue na frente

Levantamento mais recente da Quaest aponta que eleitorado da direita não bolsonarista apoia majoritariamente o candidato indicado por Bolsonaro. Com...

Cruzetão FC conquista o título do 30º Torneio de Futsal de Férias em Guadalupe; premiação é entregue aos destaques da competição

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O Cruzetão FC sagrou-se campeão do 30º Torneio de Futsal de Férias –...
spot_img

Posts Recomendados