Conselho de Recursos Hídricos do Piauí aprova navegabilidade do Rio Parnaíba

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A atualização do Plano de Plano Estadual de Recursos Hídricos prevê também a revitalização e integração das bacias hidrográficas.

O Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Piauí (CERH-PI) aprovou, nesta terça-feira (26), a atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH-PI), que prevê a retomada da revitalização e navegabilidade do Rio Parnaíba, além de integração das bacias hidrográficas em grandes sistemas de distribuição de água, atendendo regiões com maior demanda e carência hídricas.

O secretário de Meio Ambiente e presidente do CERH, Daniel Oliveira, destacou que o plano prevê a preservação do meio ambiente aliada ao desenvolvimento econômico do estado.  “O transporte hidroviário de cargas é mais econômico e mais ambientalmente adequado, e vai permitir a revitalização das margens do Rio Parnaíba, com medidas para evitar o assoreamento”, disse o gestor.

Fotos: Francisco Leal

Elaborado pelo Consórcio TPF e YIBl, com o apoio de órgãos estaduais, o plano mostra que a revitalização e navegabilidade do rio vão beneficiar todos os municípios da Bacia Hidrográfica do Parnaíba. “O fato é que, aprovada a atualização do plano, mostra-se viável o Piauí receber recursos para garantirmos a navegabilidade do Rio Parnaíba e toda a revitalização da base hidrográfica dos mais de 200 municípios que estão interligados pelo rio”, destacou Oliveira.

IMG-20241126-WA0021.jpg

A ideia do Governo do Estado é viabilizar o transporte intermodal no Piauí, de forma que seja possível transportar grãos do sudoeste até o Porto de Luís Correia, por meio de três modais: hidrovia, rodovia e ferrovia. É o chamado Intermodal do Vale do Parnaíba.

IMG-20241126-WA0016.jpg

Em abril deste ano, o governador Rafael Fonteles apresentou os projetos de viabilidade econômico do intermodal a representantes e técnicos dos ministérios dos Transportes; dos Portos e Aeroportos; Integração e Desenvolvimento Regional; Casa Civil; além de agências nacionais de transporte terrestre e hidroviário.

WhatsApp Image 2024-01-17 at 20.33.40.jpeg

Segundo o governador, trata-se do principal projeto de infraestrutura do Piauí. “É um projeto que irá permitir que o transporte de cargas e mercadorias, tanto as importadas quanto exportadas, aconteça dentro do nosso território. Isso irá representar mais riquezas e oportunidades de trabalho, emprego e renda para o nosso povo”, disse o gestor em suas redes sociais.

Confira AQUI o Plano.

Confira AQUI uma síntese do Plano.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Jerumenha inicia a terceira edição dos Jogos Escolares Municipais, que seguem até 29 de novembro

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A cidade de Jerumenha dá início à terceira edição dos Jogos Escolares Municipais,...

Plano apreendido com assessor de Braga Netto na sede do PL: ‘Lula não sobe a rampa’

Documento, batizado de Operação 142, previa anulação das eleições, uso de tropas militares para "ações diretas", substituição de todos...

PSD já define possíveis nomes para Alepi e Câmara Federal em 2026

A liderança do PSD no Piauí, comandada pelo deputado federal Júlio César, já iniciou articulações estratégicas para formar uma...

Gestores públicos intensificam movimentações para aprovar orçamento municipal dentro do prazo

Entre as medidas que precisam ser tomadas está a aprovação, por parte dos vereadores, da Lei Orçamentária Anual, que...
spot_img

Governo Lula suspende Operação Carro-Pipa e deixa 1,2 milhão sem água no Nordeste

A Operação Carro-Pipa está sendo paralisada por falta de recursos federais em seis estados do Nordeste a partir de...

Justiça determina que Agespisa regularize o fornecimento de água em Uruçuí

Além de regularizar o fornecimento de água, a empresa terá ainda de pagar indenização R$ 100 mil por dano...
spot_img

Posts Recomendados