Conselho de Recursos Hídricos do Piauí aprova navegabilidade do Rio Parnaíba

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A atualização do Plano de Plano Estadual de Recursos Hídricos prevê também a revitalização e integração das bacias hidrográficas.

O Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Piauí (CERH-PI) aprovou, nesta terça-feira (26), a atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH-PI), que prevê a retomada da revitalização e navegabilidade do Rio Parnaíba, além de integração das bacias hidrográficas em grandes sistemas de distribuição de água, atendendo regiões com maior demanda e carência hídricas.

O secretário de Meio Ambiente e presidente do CERH, Daniel Oliveira, destacou que o plano prevê a preservação do meio ambiente aliada ao desenvolvimento econômico do estado.  “O transporte hidroviário de cargas é mais econômico e mais ambientalmente adequado, e vai permitir a revitalização das margens do Rio Parnaíba, com medidas para evitar o assoreamento”, disse o gestor.

Fotos: Francisco Leal

Elaborado pelo Consórcio TPF e YIBl, com o apoio de órgãos estaduais, o plano mostra que a revitalização e navegabilidade do rio vão beneficiar todos os municípios da Bacia Hidrográfica do Parnaíba. “O fato é que, aprovada a atualização do plano, mostra-se viável o Piauí receber recursos para garantirmos a navegabilidade do Rio Parnaíba e toda a revitalização da base hidrográfica dos mais de 200 municípios que estão interligados pelo rio”, destacou Oliveira.

IMG-20241126-WA0021.jpg

A ideia do Governo do Estado é viabilizar o transporte intermodal no Piauí, de forma que seja possível transportar grãos do sudoeste até o Porto de Luís Correia, por meio de três modais: hidrovia, rodovia e ferrovia. É o chamado Intermodal do Vale do Parnaíba.

IMG-20241126-WA0016.jpg

Em abril deste ano, o governador Rafael Fonteles apresentou os projetos de viabilidade econômico do intermodal a representantes e técnicos dos ministérios dos Transportes; dos Portos e Aeroportos; Integração e Desenvolvimento Regional; Casa Civil; além de agências nacionais de transporte terrestre e hidroviário.

WhatsApp Image 2024-01-17 at 20.33.40.jpeg

Segundo o governador, trata-se do principal projeto de infraestrutura do Piauí. “É um projeto que irá permitir que o transporte de cargas e mercadorias, tanto as importadas quanto exportadas, aconteça dentro do nosso território. Isso irá representar mais riquezas e oportunidades de trabalho, emprego e renda para o nosso povo”, disse o gestor em suas redes sociais.

Confira AQUI o Plano.

Confira AQUI uma síntese do Plano.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Sede própria da Câmara de Jerumenha será inaugurada na quarta-feira, 10 de dezembro

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Câmara Municipal de Jerumenha inaugura, na quarta-feira, 10 de dezembro, sua sede...

Wellington Dias: “SUAS foi decisivo para tirar o Brasil do Mapa da Fome”

Evento celebra 20 anos do SUAS e reúne especialistas, gestores e sociedade civil para debater avanços e desafios da...

Mulheres vão às ruas em todo país para protestar contra o feminicídio

Mobilização nacional foi convocada após crimes recentes Mulheres de diversas cidades brasileiras irão às ruas neste domingo (7) para denunciar...

Cid Gomes contraria Ciro e apoia reeleição de petista ao Governo do Ceará

Cid também classificou como “constrangedora” a aproximação de Ciro com apoiadores do Jair Bolsonaro. O senador Cid Gomes (PSB-CE) anunciou...
spot_img

Inscrições do concurso do IBGE encerram dia 11 de dezembro

As vagas estão distribuídas em todas as agências do IBGE no estado. O prazo para inscrição no Processo Seletivo Simplificado...

Correios vetam vale-natal de R$ 2,5 mil a funcionários

Em crise, os Correios decidiram não renovar este ano um benefício de vale-natal de R$ 2,5 mil aos seus...
spot_img

Posts Recomendados