Coren-PI cobra de FMS convocação de aprovados e aponta déficit de 200 profissionais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A escassez compromete a qualidade da assistência e a segurança dos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), Samuel Freitas, reuniu-se com a presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Leopoldina Cipriano, na manhã desta sexta-feira (19). A pauta central do encontro foi o déficit crítico de profissionais de Enfermagem na rede pública de Teresina e a necessidade imediata de recomposição das escalas.

Segundo dados do Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Piauí (Senatepi), a rede municipal opera com um déficit de mais de 200 profissionais. A escassez compromete a qualidade da assistência e a segurança dos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Convocação de concursados

Durante a reunião, o Coren-PI apresentou um panorama das dificuldades enfrentadas nas unidades de saúde e cobrou a convocação dos aprovados no último concurso público da Prefeitura de Teresina. Para o Conselho, a nomeação é a medida mais eficaz para minimizar a sobrecarga de trabalho das equipes atuais e garantir o atendimento à população.

Estrutura e capacitação

Além da falta de pessoal, a precariedade estrutural de algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais foi debatida. As condições físicas impactam diretamente o desempenho da Enfermagem. Também foi reafirmada a manutenção do acordo de cooperação técnica entre Coren-PI e FMS, visando a capacitação contínua dos servidores.

Risco de colapso no HUT

A situação é considerada crítica no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Em nota, o Senatepi alertou para um “colapso assistencial” na maior unidade de urgência do estado devido à falta de enfermeiros e técnicos. A entidade reforça que contratações emergenciais ou definitivas são vitais para manter o funcionamento mínimo do hospital.

Confira a nota na íntegra:

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) enfrenta um cenário de colapso assistencial devido à grave carência de profissionais de Enfermagem.  

Segundo avaliação do Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Piauí (SENATEPI), o déficit chega a mais de 200 profissionais, número que compromete diretamente a qualidade e segurança do atendimento prestado à população.   

Em nota, o SENATEPI reforça a necessidade urgente da contratação de profissionais para garantir o funcionamento mínimo da unidade.   

Um ofício interno da própria direção do HUT confirma que escalas estão desfalcadas em níveis “sobre-humanos” e alerta para o possível fechamento temporário de setores já em janeiro, caso medidas não sejam adotadas.   

O SENATEPI reforca  que há profissionais aprovados no último concurso da Fundação Municipal de Saúde (FMS) aguardando nomeação, o que poderia ajudar a minimizar os impactos da crise. 

Erick Riccely – presidente do SENATEPI   

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Ciro Nogueira destaca investimentos em saúde e obras estruturantes para o Piauí

Parlamentar reforça apoio financeiro a municípios para fortalecer a atenção básica e melhorar a qualidade de vida da população...

Jovem é acusado de agredir o cão Orelha

Um jovem foi apontado como agressor de Orelha e quatro na tentativa de afogamento do cão Caramelo. Orelha morreu...

Novos pedidos de CNH quadruplicam em janeiro, mostra Senatran

Cerca de 300 mil documentos foram emitidos desde mudança em sistema O número de novos pedidos de Carteira Nacional de...

Beber água com chia para emagrecer vira moda no TikTok; entenda se funciona

As sementes de chia são ricas em fibras e formam uma espécie de gel no estômago, o que retarda...
spot_img

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 144 milhões

Apostadores não acertaram as seis dezenas do concurso 2.968 O prêmio do concurso 2.968 da Mega-Sena acumulou nesta terça-feira (3). A...

Adolescente de 15 anos é detido com 31 tabletes de cocaína e 750 munições em Simplício Mendes

Um adolescente de 15 anos foi apreendido na manhã desta terça-feira (3) com 31 tabletes de cocaína, um invólucro...
spot_img

Posts Recomendados