Por Gleison Fernandes – Jornalismo da UCA.
A programação alusiva aos 96 anos de emancipação política de Guadalupe teve continuidade na tarde desta quinta-feira (21) com a inauguração do Centro de Referência de Educação Infantil (CREI), que leva o nome da professora Jozélia Figueiredo (in memoriam), que faleceu em 2023, irmã da ex-prefeita Neidinha Lima.

O espaço foi entregue em solenidade que reuniu o prefeito Jesse James, a primeira-dama e secretária municipal de Saúde Amanda Souza, a vice-prefeita Hélvia Almeida, a ex-prefeita Neidinha Lima, a secretária de Educação Jocilene Miranda, secretários municipais e os vereadores Adão Moura (presidente da Câmara), Tharlis Santos, Lorena Rocha, João Martins e Domingos Martins.

Em seu discurso, o prefeito Jesse James destacou a alegria de inaugurar uma obra necessária, que vai beneficiar famílias que precisam do espaço. “É uma conquista importante, que vai fortalecer a nossa rede e oferecer mais estrutura para as crianças e suas famílias. A educação é uma prioridade da nossa gestão”, afirmou.
A vice-prefeita Hélvia Almeida lembrou da trajetória da homenageada e considerou justa a escolha do nome. A ex-prefeita Neidinha Lima, emocionada, ressaltou o carinho e a dedicação que sua irmã sempre teve pela educação, destacando o legado deixado pela professora.

Ao Portal Cidade Luz, o prefeito Jesse James e a secretária de Educação Jocilene Miranda informaram que o prédio deve entrar em funcionamento em breve, após a licitação e aquisição da mobília. O novo espaço contará com recepção, cinco salas de aula, sala de triagem, banheiros amplos, brinquedoteca e total acessibilidade. No local também funcionará a sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE), com serviços de psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais que darão suporte às famílias.

A primeira-dama e secretária de Saúde, Amanda Souza, elogiou a estrutura do CREI e garantiu que buscará somar esforços para integrar os serviços de saúde com os de educação. Já os vereadores presentes ressaltaram que a obra representa um avanço para a cidade, enaltecendo a gestão do prefeito Jesse James.
O projeto que deu nome ao espaço foi de autoria da vereadora Lorena Rocha Antunes, aprovada em reconhecimento à contribuição da professora Jozélia para a educação do município.
A inauguração faz parte do calendário festivo em comemoração aos 96 anos de Guadalupe, que segue até o dia 25 de agosto com inaugurações, eventos cívicos, religiosos, culturais e grandes shows no Balneário Belém Brasília.
Confira as imagens























































