Crescimento do PIB mais que dobra em três meses, projeta CNI

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Impulsionada pelos resultados da indústria, previsão de aumento do PIB sai de 1,4% em julho para 3,1%. Inflação deve fechar o ano em 5,9%.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou, nesta terça-feira (11), uma nova projeção de crescimento para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2022. De acordo com o Informe Conjuntural do 3º trimestre, a instituição espera um crescimento da economia de 3,1%, ante uma expectativa anterior, de julho, de alta de 1,4%.

Para a entidade, foram cinco os principais fatores para essa revisão positiva do crescimento da economia brasileira: melhora no mercado de trabalho, aumento do crédito, maior impulsionamento fiscal com mais gastos dos setores públicos, crescimento das exportações e normalização do fornecimento de insumos. 

“Todos esses componentes se traduzem num aumento da massa salarial real da população, que é o que as pessoas têm de dinheiro, no total, para fazer as compras. Isso aumenta o consumo”, explica Mário Sérgio Telles, gerente executivo de economia da CNI.

A taxa de ocupação da população é medida pelo Ministério do Trabalho e da Previdência. No último balanço, divulgado no último dia 30, identificou-se 99 milhões de pessoas ocupadas, no trimestre encerrado em agosto, e uma taxa de desemprego no país que caiu para 8,9%, o menor patamar desde o trimestre encerrado em julho de 2015. 

Desta forma, a expectativa da entidade para a taxa de desemprego média no ano caiu de 10,8% para 9,3%, e a expectativa de crescimento da massa salarial real passou de 1,6% para 5,1%, beneficiada também pelas recentes quedas da inflação. Para as exportações, a CNI calcula um superávit da balança comercial de US$ 51,3 bilhões para 2022.

PIB da indústria

A expectativa de alta para o PIB industrial também aumentou: de 0,2% passou para 2% neste ano. Esse movimento de crescimento da indústria foi impulsionado por dois setores específicos: o da indústria de transformação e o da construção civil. 

No primeiro, houve uma inversão da expectativa, que em julho era de queda de 1,5% e agora passou para um crescimento de 0,6% do PIB. Isso se deu, segundo Teles, pelos mesmos fatores que corroboram com a previsão de alta do PIB como um todo, “e também o impulso fiscal que vai ser maior no segundo semestre, que gera demanda para o setor industrial”, projeta.

No setor da construção civil, o cenário é ainda mais animador: de alta de 2% em julho, passou para 7% no relatório atual. O ramo foi impulsionado pela reformulação e ampliação do Casa Verde e Amarela, programa de financiamento à habitação do governo federal, conforme indica o relatório da entidade. “Aumento da projeção de crescimento da indústria de transformação e aumento da projeção de crescimento da construção civil é o que explica esse movimento na projeção de crescimento da indústria como um todo”, aponta Teles.

Inflação

O Informe Conjuntural revisou também a inflação para 2022, prevendo que o ano termine com uma taxa de 5,9%. Queda essa influenciada tanto pela desoneração tributária de serviços e produtos como energia, combustíveis e telefonia, quanto pelo arrefecimento na alta dos preços dos insumos industriais e de alimentos.

Com informações do Brasil 61

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Por que os doadores de esperma estão tendo centenas de filhos?

O mercado europeu de esperma está em expansão, mas será que o esperma de alguns doadores está sendo usado...

Floriano celebra o Dia da Bíblia com evento especial e participação do deputado Dr. Marcus Vinícius; veja o vídeo

Com programação religiosa e apresentação musical, a cidade reúne fiéis para exaltar a Palavra de Deus e fortalecer laços...

Homem é preso suspeito de abuso sexual contra a própria mãe e violar medida protetiva em Floriano

Um homem conhecido pelo apelido de “Pote” foi preso na tarde da última quarta-feira, 10/12, por volta das 15h30,...

Transnordestina avança com todos os lotes contratados e fortalece logística no Piauí

O Governo Federal informou que todos os lotes da Ferrovia Transnordestina já contam com contratos de obras firmados, o...
spot_img

Senador Ciro Nogueira entrega ambulâncias e reforça investimentos em Morro do Chapéu

Parlamentar cumpre agenda no interior do Piauí, destaca parceria com lideranças locais e anuncia novos recursos para o fortalecimento...

Alexandre de Moraes acata pedido de defesa para fazer exame de ultrassom em Bolsonaro

Exame foi solicitado pela defesa para comprovar a existência de uma hérnia inguinal bilateral no ex-presidente. O ministro do Supremo...
spot_img

Posts Recomendados