Crimes ambientais na Amazônia Legal aumentam 88%, aponta PRF

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Números foram registrados entre agosto e setembro de 2023. Agentes atribuem o aumento do número de ocorrências à intensificação da vigilância

Entre o início de agosto de 2023 e o fim de setembro deste ano, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou aumento de 88% na ocorrência de crimes ambientais na Amazônia Legal, na comparação com os 14 meses anteriores.

Embora institutos de pesquisa como o Imazon venham apontando que a degradação florestal nos nove estados que compõem a região é a maior dos últimos 15 anos, a PRF atribui o aumento do número de ocorrências à intensificação da vigilância, fruto do Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Amas).

Fiscalização na Amazônia – Foto: PRF

Segundo o órgão, desde que o plano foi instituído, em julho do ano passado, com o objetivo de combater diferentes tipos de crimes na região, a quantidade de operações de fiscalização foi quase 148% superior à do mesmo período anterior. Com isso, o número das ocorrências de crimes ambientais saltou de 932 para 1.754.

Já o total de pessoas fiscalizadas cresceu 115%, passando de 13.226 para mais de 28 mil, enquanto o número de veículos abordados aumentou cerca de 110%, passando de 13.526 para 28.607. As apreensões de minérios em geral cresceram mais de 170% e as de madeira, 65%.

“Além da abordagem de pessoas e veículos, apreensões e prisões de criminosos, muitos com extensa ficha criminal, a PRF impôs enorme prejuízo ao crime organizado, com a inutilização de equipamentos utilizados no garimpo ilegal, como balsas, motores, tratores, escavadeiras, caminhões e até aviões e helicópteros”, informou a PRF ao destacar, em nota, que o Plano Amas contará com investimento de R$ 1,2 bilhão provenientes do Fundo Amazônia, administrado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A Amazônia Legal ocupa 58% do território brasileiro, abrangendo nove estados das regiões Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins), Centro-Oeste (Mato Grosso) e Nordeste (Maranhão).

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Após rompimento, Rafael Fonteles exonera ex-deputado Mainha

A exoneração foi publicada no Diário Oficial do Estado, na edição de terça-feira (29). O governador do Piauí, Rafael Fonteles...

PT quer encontrar forma de se comunicar com trabalhador que não quer carteira assinada

Na reunião do Diretório Nacional do PT, logo após o segundo turno das eleições, a presidente nacional do partido,...

Cerca de 70% das mulheres diagnosticadas com câncer são abandonadas por seus parceiros

Profissional da área de Psicologia explica como o abandono dos parceiros pode fragilizar mulheres em tratamento contra o câncer...

Beijo de animais podem fazer mal à saúde? Entenda

Pessoas idosas, crianças, gestantes e imunossuprimidos têm mais chances de contraírem infecções a partir do contato com animais. Sintomas...
spot_img

Fábio Novo diz que PT precisa apostar na formação de novas lideranças

Em sua análise, o deputado petista destacou que o PT tem que ter uma militância digital forte. O deputado estadual...

Deputados da Alepi aprovam mudança no regimento interno proibindo eleições seguidas para presidente da entidade

A nova regulamentação deve ser seguida a partir das próximas eleições e não deve interferir na eleição de Severo...
spot_img

Posts Recomendados