A seleção europeia participa mais uma vez do pódio do torneio mundial de seleções.
A Croácia participa novamente do pódio da Copa do Mundo após quatro anos do vice-campeonato conquistado na Copa do Mundo da Rússia em 2018. A colocação veio após a vitória da equipe europeia sobre a seleção do Marrocos neste sábado (17) por 2 x 1 no Estádio Internacional Khalifa, em Doha, no Catar, na disputa pelo terceiro lugar do Mundial.
A partida encerra a participação do camisa 10 da seleção croata Luka Modric, após ter estado presente em quatro edições do campeonato. Aos 37 anos, o atleta já havia anunciado que este ano seria seu último como atleta atuante em Copas do Mundo. Na edição anterior, o jogador foi eleito como o melhor jogador da competição. Mesmo não sendo cotado para o título da copa deste ano, especialistas reforçam a importância do jogador na trajetória da seleção croata nesta edição do torneio.
A partida entre Croácia e Marrocos iniciou aberta, tendo gols para ambas as escretes em menos de dez minutos de jogo. A Croácia abriu o placar aos seis minutos, quando o meia Lovro Majer cobrou uma falta na ponta esquerda da área e sobrou para o zagueiro Josko Gvardiol finalizar de cabeça.
Os marroquinos responderam rapidamente, e apenas dois minutos após sofrerem o gol empataram a partida. O resultado veio após uma bola alçada na área por Ziyech e desviada por Majer, o zagueiro se antecipou ao goleiro Dominik Livakovic. Sobrou para o atacante Achraf Dari balançar a rede axadrezada.
Aos 41 minutos, o volante Mateo Kovacic desarmou Attiat-Allah e rolou na esquerda para Orsic, que bateu de primeira, encobrindo o goleiro e fazendo um golaço – segurando a vantagem para a seleção croata no fim do segundo tempo.
No segundo tempo a Croácia recuou o jogo e permitiu que os jogadores marroquinos tivessem mais posse de bola, nessa altura do jogo o desgaste das equipes era muito evidente. Usando a estratégia de retranca, a Croácia conseguiu segurar o placar até o apito final, que soou com muitas reclamações dos jogadores marroquinos sobre falha na marcação de pênaltis a favor da equipe africana.