Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Diretor do Hospital de Floriano fala em descontrole da pandemia

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O diretor do Hospital Regional Tibério Nunes, o médico Justino Moreira, declara que o crescente número de casos do novo coronavírus na cidade de Floriano é preocupante.

A sensação, segundo o médico, é de “descontrole da pandemia no momento” em todo o país com o aumento do número de infectados pela doença.

Justino Moreira

A cidade chegou a ser referência na abordagem precoce da doença no Piauí, chamando, inclusive, a atenção do presidente Jair Bolsonaro, que enviou em maio uma comitiva com a ministra Damares Alves para conhecer o protocolo adotado na cidade, em especial no hospital regional, referência no tratamento da doença na cidade.

O gestor acredita que o aumento dos casos é multifatorial porque “após longos dias de isolamento (social) ocorre um relaxamento natural pelas pessoas” em relação ao cumprimento das medidas preventivas, como manter o distanciamento social e o uso da máscara de proteção facial. A Prefeitura de Floriano determinou medidas mais rígidas para conter o número de casos, como o lockdown parcial no final de semana.

Justino esclarece que na abordagem precoce é oferecido tratamento com cloroquina, azitromicina e zinco na unidade báscia de saúde para quem aceitam tomar. “Nós continuamos apostando e oferecendo isso. Apesar do número de casos crescente, Floriano tem conseguido segurar a mortalidade (em decorrência da doença. A gravidade dos casos tem sido menor. Apesar desse exponencial de casos, Floriano tem conseguido tratar as pessoas de forma precoce com sucesso. O número de casos tinha diminuido e a população relaxou achando que a pandemia tinha passado. O recado do lockdown é que a pandemia está aqui, é perigosa”.

“A situação de Floriano ainda é uma situação muito preocupante porque nós temos um número crescente a cada semana. A gente teve em torno de 65 (casos) há três semanas, depois 77 (casos), de 143. Talvez a gente supere os 200 casos nesta semana. A gente está subindo de forma muito rápida. Isso tem lotado a unidade de referência para Covid-19 na cidade. Tem sido uns 200 atendimentos por dia”.

Justino Moreira relata que o hospital tem “feito muitos testes (da Covid), pegando famílias inteiras, a sensação é de descontrole da pandemia no momento. Isso tem nos preocupado”.

O diretor acrescenta que houve o aumento das equipes para atender a demanda dos casos suspeitos e confirmados para o novo coronavírus no hospital regional. “Tem-se aumentado o número de equipes, mas as equipes também se contaminam. É difícil. O trabalho fica dobrado para quem fica”.

“Quanto ao hospital, a situação na UTI é mais tranquila porque a gente tem 15 leitos, sendo oito ocupados. Os leitos clínicos, que tínhamos a previsão de 30 leitos, estamos com uns 24 ocupados, uma quase lotação”.

O diretor disse que alguns em alguns tratamentos os pacientes vão até o hospital tomam a medicação e retornam para casa, nos dias marcados pela equipe médica. “Nisso, a gente acaba não precisando internar”.

Justino Moreira afirma que há planos de expansão no hospital para que a unidade tenha condições de atender uma demanda maior de pacientes.

Na semana passada, a Prefeitura de Floriano determinou o uso obrigatório da máscara de proteção facial em locais públicos. O não uso poderá gerar multa e aplicação de TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) na delegacia.

Outra medida anunciada pela gestão municipal para barrar o aumento da transmissão da doença na cidade é a adoção do lockdown, permitindo apenas a abertura de serviços essenciais durante este e o próximo fim de semana, dias 08, 09, 15 e 16 de agosto.

Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Lula exibe cartaz que pede ‘taxação dos super ricos’ em manifestação

O petista compartilhou foto do ato em suas redes sociais, ao lado da primeira dama Janja. O presidente Luiz Inácio...

Jerumenha decreta luto oficial de três dias pela morte do ex-prefeito Adão de Sousa Reis

Por Gleison Fernandes. Faleceu na última terça-feira, 1º de julho, aos 95 anos, o ex-prefeito de Jerumenha, Adão de Sousa...

OMS pede pelo aumento nos preços de álcool, tabaco e açúcar

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está pressionando os países a aumentarem os preços das bebidas açucaradas, do álcool...

Jovem é assassinada com arma de fogo dentro de restaurante em Floriano

O suspeito fugiu logo após o crime e ainda não foi localizado. Uma adolescente identificada como Krislânia Bispo Pereira, de...
spot_img

Prefeito Jesse James entrega 100 itens de reabilitação a moradores com deficiência ou mobilidade reduzida em Guadalupe

Por Gleison Fernandes. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta quarta-feira, 2...

“Se eu não entrar com recurso, se não for à Suprema Corte, não governo mais o país”, diz Lula sobre IOF

Para o presidente, Motta descumpriu acordo feito sobre o decreto do imposto: "Cada macaco no seu galho. Ele legisla,...
spot_img

Posts Recomendados