Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Diretor do Hospital de Floriano fala em descontrole da pandemia

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O diretor do Hospital Regional Tibério Nunes, o médico Justino Moreira, declara que o crescente número de casos do novo coronavírus na cidade de Floriano é preocupante.

A sensação, segundo o médico, é de “descontrole da pandemia no momento” em todo o país com o aumento do número de infectados pela doença.

Justino Moreira

A cidade chegou a ser referência na abordagem precoce da doença no Piauí, chamando, inclusive, a atenção do presidente Jair Bolsonaro, que enviou em maio uma comitiva com a ministra Damares Alves para conhecer o protocolo adotado na cidade, em especial no hospital regional, referência no tratamento da doença na cidade.

O gestor acredita que o aumento dos casos é multifatorial porque “após longos dias de isolamento (social) ocorre um relaxamento natural pelas pessoas” em relação ao cumprimento das medidas preventivas, como manter o distanciamento social e o uso da máscara de proteção facial. A Prefeitura de Floriano determinou medidas mais rígidas para conter o número de casos, como o lockdown parcial no final de semana.

Justino esclarece que na abordagem precoce é oferecido tratamento com cloroquina, azitromicina e zinco na unidade báscia de saúde para quem aceitam tomar. “Nós continuamos apostando e oferecendo isso. Apesar do número de casos crescente, Floriano tem conseguido segurar a mortalidade (em decorrência da doença. A gravidade dos casos tem sido menor. Apesar desse exponencial de casos, Floriano tem conseguido tratar as pessoas de forma precoce com sucesso. O número de casos tinha diminuido e a população relaxou achando que a pandemia tinha passado. O recado do lockdown é que a pandemia está aqui, é perigosa”.

“A situação de Floriano ainda é uma situação muito preocupante porque nós temos um número crescente a cada semana. A gente teve em torno de 65 (casos) há três semanas, depois 77 (casos), de 143. Talvez a gente supere os 200 casos nesta semana. A gente está subindo de forma muito rápida. Isso tem lotado a unidade de referência para Covid-19 na cidade. Tem sido uns 200 atendimentos por dia”.

Justino Moreira relata que o hospital tem “feito muitos testes (da Covid), pegando famílias inteiras, a sensação é de descontrole da pandemia no momento. Isso tem nos preocupado”.

O diretor acrescenta que houve o aumento das equipes para atender a demanda dos casos suspeitos e confirmados para o novo coronavírus no hospital regional. “Tem-se aumentado o número de equipes, mas as equipes também se contaminam. É difícil. O trabalho fica dobrado para quem fica”.

“Quanto ao hospital, a situação na UTI é mais tranquila porque a gente tem 15 leitos, sendo oito ocupados. Os leitos clínicos, que tínhamos a previsão de 30 leitos, estamos com uns 24 ocupados, uma quase lotação”.

O diretor disse que alguns em alguns tratamentos os pacientes vão até o hospital tomam a medicação e retornam para casa, nos dias marcados pela equipe médica. “Nisso, a gente acaba não precisando internar”.

Justino Moreira afirma que há planos de expansão no hospital para que a unidade tenha condições de atender uma demanda maior de pacientes.

Na semana passada, a Prefeitura de Floriano determinou o uso obrigatório da máscara de proteção facial em locais públicos. O não uso poderá gerar multa e aplicação de TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) na delegacia.

Outra medida anunciada pela gestão municipal para barrar o aumento da transmissão da doença na cidade é a adoção do lockdown, permitindo apenas a abertura de serviços essenciais durante este e o próximo fim de semana, dias 08, 09, 15 e 16 de agosto.

Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Bolsonaro define aliança no Piauí e lança Tiago Junqueira ao Senado ao lado de Ciro Nogueira

Ex-presidente confirmou parceria entre PL e Progressistas para 2026 para oposição de Rafael Fonteles. Bolsonaro anunciou, nesta terça-feira (15), que...

Após testes com lobos, empresa quer recriar ave gigante extinta há 500 anos

A empresa de biociências e engenharia genética Colossal Laboratories & Biosciences, responsável pela criação de três lobos geneticamente modificados,...

Zé Felipe vai pagar R$ 60 mil de pensão para os filhos com Virginia Fonseca

O acordo foi homologado na Justiça de Goiás e cada criança vai receber R$ 20 mil O processo de divórcio...

Exportadores de mel do Piauí propõem divisão de taxa com clientes dos Estados Unidos

Setor teme uma queda nas exportações e aumento nos custos logísticos. Caso clientes norte-americanos não aceitem a divisão da...
spot_img

Sepultamento da vereadora Indira Rocha será às 16h desta terça após sessão na Câmara de Landri Sales

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Será sepultada às 16h desta terça-feira (15), em Landri Sales, a vereadora Indira...

De beneficiária do Bolsa Família a empreendedora, costureira transforma ateliê com crédito do Acredita

Nesta semana, o MDS publica a história de três empreendedoras que impulsionaram os negócios graças ao programa Acredita no...
spot_img

Posts Recomendados