Donald Trump anuncia ataque a três usinas nucleares do Irã

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Presidente dos EUA usou redes sociais para divulgar ação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou em suas redes sociais um anúncio de ataque a três usinas nucleares iranianas: Fordow, Natanz e Esfahan. De acordo com ele, os bombardeios foram realizados por militares norte-americanos, que já estariam fora do espaço aéreo do país. O principal alvo das bombas teria sido a usina de Fordow. 

"Parabéns aos nossos grandes guerreiros americanos. Não há outro exército no mundo que pudesse ter feito isso. Agora é a hora de paz!", afirmou Trump, que classificou a missão como um grande sucesso.

Mais cedo, neste sábado, as Forças Armadas do Iêmen ameaçaram atacar barcos dos Estados Unidos (EUA) que trafeguem no Mar Vermelho caso o governo de Donald Trump decidisse entrar diretamente na guerra entre Israel e Irã.

Em comunicado, o porta-voz do Exército do Iêmen, Yanya Saree, disse que os militares estarão de prontidão para atacar os navios comerciais e de guerra dos EUA na região.

“Se os americanos estiverem envolvidos com o inimigo israelense em um ataque contra o Irã, as Forças Armadas do Iêmen atacarão seus barcos e navios de guerra no Mar Vermelho. As Forças Armadas estão acompanhando, monitorando todas as ações na região, incluindo movimentos hostis contra nosso país”, disse Saree em uma rede social. 

Ainda neste sábado, a agência de notícias Reuters informou que bombardeiros B-2, capazes de perfurar bunkers (estruturas geralmente subterrâneas, projetadas para proteger pessoas e equipamentos de ataques militares) deslocam-se para a Ilha de Guam, no Pacífico, segundo autoridades americanas ouvidas pelo veículo. 

Conflito

Acusando o Irã de estar próximo de desenvolver uma arma nuclear, Israel lançou um ataque surpresa contra o país no último dia 13, expandindo a guerra no Oriente Médio.

O Irã afirma que seu programa nuclear é apenas para fins pacíficos e que estava no meio de uma negociação com os Estados Unidos para estabelecer acordos que garantissem o cumprimento do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, do qual Irã é signatário. 

No entanto, a AIEA vinha acusando o Irã de não cumprir todas suas obrigações, apesar de reconhecer que não tem provas de que o país estaria construindo uma bomba atômica. O Irã acusa a agência de agir “politicamente motivada” e dirigida pelas potências ocidentais, como EUA, França e Grã-Bretanha, que têm apoiado Israel na guerra contra Teerã. 

Em março, o setor de Inteligência dos Estados Unidos afirmou que o Irã não estava construindo armas nucleares, informação que agora é questionada pelo próprio presidente Donald Trump.  

Apesar de Israel não aceitar que o Irã tenha armas nucleares, diversas fontes ao longo da história indicaram que o país mantém um amplo programa nuclear secreto desde a década de 1950. Tal projeto teria desenvolvido pelo menos 90 ogivas atômicas.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Operação da PM prende motorista com 121 kg de maconha em Simplício Mendes

Segundo a polícia, a droga estava escondida em sacos plásticos dentro de veículo abordado na PI-143. Na noite dessa quinta-feira...

Cantor de 26 anos é assassinado a tiros em rua de Picos; polícia investiga

O cantor Francisco Vicente Pereira Barão Vieira, mais conhecido como Vicente Barão, de 26 anos, foi assassinado na madrugada...

Prefeito Gedison Alves é investigado pelo MPPI por graves indícios de irregularidades na destinação de recursos da Lei Aldir Blanc

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) instaurou um procedimento preparatório de...

Redação do Enem 2025: entenda mudanças na correção e impacto nas notas

Habilidades avaliadas continuaram as mesmas, mas com especificações diferentes que impactaram o desempenho dos candidatos, afirmam especialistas. Inep nega...
spot_img

Cerimônia abre Olimpíada de Inverno MIlão-Cortina 2026 nesta sexta

Rebeca Andrade é uma das convidadas a conduzir a bandeira olímpica Os Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina começam oficialmente nesta...

PM terá papel ativo na fiscalização com aplicação de multas em todo o estado do Piauí

Policiais militares aplicando multas de trânsito e o estímulo à municipalização do trânsito nos municípios são algumas das medidas...
spot_img

Posts Recomendados