Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Donald Trump diz que EUA devem firmar acordo com a China e com países afetados por tarifas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

‘Quero acordos justos para todos. Nada está terminado ainda’, declarou o presidente dos Estados Unidos

Os Estados Unidos devem firmar um acordo com a China e com os demais países afetados pelas tarifas recíprocas anunciadas pelo presidente norte-americano, Donald Trump, na semana passada. A sinalização foi feita pelo próprio republicano durante coletiva de imprensa na Casa Branca nesta quarta-feira (9). Segundo ele, o governo chinês está disposto a negociar as sobretaxas, mas “ainda não sabem como começar” as conversas.

Foto: Annabelle Gordon / AFP

“Quero acordos justos para todos. Nada está terminado ainda”, declarou Trump.

Ele afirmou que “as pessoas estavam saindo da linha, por isso pausei as tarifas”, mas destacou que a suspensão das taxas será temporária. “Reverti as taxas só por um curto período de tempo”, disse, defendendo que é preciso certa “flexibilidade” nas decisões.

O presidente voltou a afirmar que a economia dos EUA não seria “sustentável” sem a imposição de tarifas a produtos importados. “Eu apenas apertei o gatilho. Joe Biden já deveria ter feito isso há muito tempo”, provocou.

Trump avaliou ainda que os efeitos da medida estão sendo mais rápidos do que o previsto. “Acho que tudo está funcionando mais rápido do que eu imaginava. Nós estamos em uma transição para virarmos um país ainda melhor”, disse. De acordo com ele, após a aplicação das tarifas, montadoras e fabricantes de semicondutores têm se deslocado “de maneira muito rápida” para os Estados Unidos.

O republicano também mencionou, de forma breve, que considera “insustentável” para a Apple continuar fabricando grande parte de seus iPhones na China. Ele insinuou que a produção deveria ser transferida para o território americano. Além disso, afirmou que pretende “analisar isenção de algumas empresas americanas com o tempo”, para mitigar eventuais impactos das tarifas.

Antes da coletiva, Trump conversava com aliados e demonstrava aparente satisfação com a recuperação do mercado acionário dos EUA.

Na fala à imprensa, destacou que “o mercado de títulos está lindo agora”, em referência à reação positiva após o anúncio de flexibilização tarifária.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Professor Elias Neto é reeleito presidente do diretório do PT de Guadalupe

A eleição ocorreu neste domingo e reuniu militantes e lideranças políticas do partido Por Leônidas Amorim - Colunista do Portal...

Deputado Marcus Vinícius parabeniza Onofre Carvalho, o novo presidente do diretório do PT de Floriano

"Agora é hora de caminhar juntos, de escutar, dialogar e fortalecer o partido na base, com os pés no...

Justiça do Piauí reduz em mais de 98% processos paralisados há mais de 100 dias

O dado consta no relatório de produtividade referente ao período de janeiro a junho de 2025. A Secretaria Unificada da...

Jovem sobrevive à cirurgia para retirar prego cravado no coração: ‘Nasci de novo’

Uma cirurgia de alto risco salvou um ajudante de obras em Santa Catarina, que foi acidentalmente atingido no coração...
spot_img

Marina Silva apresenta novos culpados para aumento das queimadas

Durante a gestão de Bolsonaro, a ex-senadora fazia questão de culpar o presidente pelos problemas climáticos. A ministra do Meio...

Dilma Rousseff volta a defender fala sobre “estocar vento”

Ex-presidente citou a importância de tecnologias de armazenamento de energia renovável. A presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), Dilma...
spot_img

Posts Recomendados