Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Dor na coluna e hérnias de disco lideram motivos de afastamento do trabalho; transtornos mentais têm aumento em 2024

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Dados da Ministério da Previdência Social apontam que mais de 3,5 milhões de pessoas tiveram benefícios concedidos por incapacidade temporária no país no ano passado.

Dores na coluna e hérnia de disco foram as doenças que mais geraram benefícios por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) no Brasil em 2024, segundo o Ministério da Previdência Social.

Esse benefício é concedido pelo INSS quando o trabalhador precisa se afastar do serviço por mais de 15 dias devido a uma doença, sendo necessário passar por uma perícia médica. (Entenda mais abaixo)

Em 2024, mais de 3,5 milhões de trabalhadores receberam esse benefício. Doenças relacionadas a dores na coluna lideraram o ranking, com o afastamento de 205,1 mil beneficiários.

A hérnia de disco ficou em segundo lugar, com 172,4 mil afastamentos, seguida por fraturas na perna, com 147,6 mil concessões.

Divulgação

Entre os aumentos na comparação anual, destaque para os transtornos de ansiedade e episódios depressivos, que subiram 67% em comparação ao ano anterior. 

Veja abaixo o top 10 das doenças que mais geraram benefícios entre 2021 e 2024.

Crescimento em 2024

Em comparação com 2023, o número de trabalhadores afastados aumentou 39%.  Naquele ano, mais de 2,5 milhões de empregados conseguiram o benefício.

Mais de 472,3 mil pessoas se afastaram do trabalho em 2024 devido a transtornos mentais e comportamentais. No ano anterior, foram concedidos 283,3 mil benefícios pelo mesmo motivo, o que mostra um aumento de 67%.

Somente no ano passado, cerca de 141,4 mil segurados do INSS se ausentaram do trabalho por transtornos de ansiedade, além de 113,6 mil pessoas com episódios depressivos.

Veja abaixo as doenças que mais geraram benefícios por conta de transtornos mentais e comportamentais em 2023 e 2024.

Quando um trabalhador pode ser afastado do trabalho por doença?

Para que um funcionário possa ser afastado do trabalho por doença, ele precisa receber um atestado médico com um pedido de afastamento.

Segundo a advogada Carla Benedetti, mestre em direito previdenciário, o direito ao benefício é gerado pela incapacidade de exercer sua atividade profissional devido à doença.

Larissa Maschio Escuder, coordenadora da área trabalhista do Jorge Advogados, explica que “os primeiros 15 dias de afastamento serão custeados pela empresa e, após isso, a responsabilidade é transferida ao INSS”.

Em seguida, o INSS submeterá o empregado a uma perícia médica para avaliar o tempo necessário de afastamento e se ele tem direito ao auxílio-doença.

No caso de doença relacionada ao trabalho, a empresa precisa emitir a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) para que o empregado consiga o auxílio-acidentário, modalidade que garante a estabilidade de 12 meses após a alta.

Quem tem direito ao auxílio-doença do INSS?

Qualquer pessoa segurada pelo INSS tem direito ao auxílio-doença, incluindo empregados CLT, autônomos, empreendedores, facultativos ou contribuintes individuais.

Marcelo Martins, membro da Comissão da Advocacia Trabalhista da OAB-SP, explica que, “se a pessoa estiver desempregada, ela tem uma carência de 12 meses, no caso de acidente de trabalho, para pleitear o benefício ainda na qualidade de segurado”.

“O auxílio-doença é calculado de acordo com a média simples dos maiores salários de contribuição do empregado ao INSS”, esclarece Rodrigo Mattos Sérvulo de Faria, advogado trabalhista do escritório Almeida Advogados.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Aposentados do INSS que ganham mais que o salário mínimo começam a receber 13º

Pagamento a quem ganha benefício mínimo começou no último dia 24 Os aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto...

Quadrilhas juninas do Piauí poderão receber verba de fundo constitucional a partir de 2026

O Presidente Lula sancionou no Diário Oficial da União a Lei que estabeleceu que os recursos dos fundos constitucionais...

Alexandre de Moraes autoriza Collor a cumprir pena de 8 anos e 10 meses em casa

Defesa do ex-presidente alegou doenças como apneia do sono e Parkinson. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal...

Whindersson Nunes confirma volta aos palcos com turnê e apresentação em Teresina

O artista, que passou por um período de reclusão para tratamento de saúde mental, anunciou o retorno às apresentações...
spot_img

Ministério da Saúde recebe 1,3 milhão de doses da vacina contra a Covid-19

As vacinas serão distribuídas a todos os estados e ao Distrito Federal. A entrega faz parte da primeira remessa...

China diz que avalia proposta do governo americano para negociar tarifas

Ministério do Comércio chinês declarou, em comunicado, que os norte-americanos devem estar preparados para corrigir práticas 'equivocadas' e cancelar...
spot_img

Posts Recomendados