Dubai será a primeira cidade do mundo a ter táxi aéreo elétrico

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Veículo, com capacidade para levar 4 passageiros além do piloto, fará parte do sistema de transporte conectado ao metrô

Dubai, nos Emirados Árabes, terá táxi aéreo totalmente elétrico. Com autonomia para voar até 161 quilômetros de distância, o veículo tem capacidade para levar 4 passageiros além do piloto e fará parte do sistema de transporte conectado ao metrô.

Nesta semana ele foi um dos grandes destaques da Cúpula Mundial realizada em Dubai. O governo local assinou um acordo com a empresa norte-americana que desenvolve o veículo para lançar o serviço até 2026, mas a companhia corre para tentar disponibilizar a novidade já no ano que vem.

Foto:Satish Kumar/Reuters

Por dentro, o táxi aéreo é confortável e espaçoso, além de ser sustentável. Khaled Alawadi, diretor do sistema de departamento de transportes de Dubai, diz que a cidade tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida e aumentar a felicidade dos moradores.

Na fase inicial, o serviço vai estar disponível em quatro localidades de Dubai e será conectado a outros meios de transporte, como o metrô, agilizando o vai e vem na metrópole.

Uma viagem a partir da famosa região hoteleira de Palm Jumeirah até o aeroporto dura 45 minutos de carro. Com o táxi aéreo, o tempo será reduzido para apenas 10 minutos. O pouso e decolagem são feitos de forma vertical, o que também diminui o espaço necessário para manobras. E a aeronave é 100 vezes mais silenciosa que os helicópteros convencionais, segundo a companhia.

Para Matt Derkach, que chefia o design do táxi aéreo elétrico, o modelo pode ser aplicado em qualquer cidade do mundo com muito congestionamento. Segundo o norte-americano, o próximo passo agora é descartar a necessidade de um piloto no comando dos novos veículos.

A aeronave pode atingir uma velocidade máxima de 320 quilômetros por hora. Para recarregar, leva apenas 10 minutos. A proposta é justamente economizar tempo e fugir dos engarrafamentos. O primeiro teste do táxi aéreo elétrico foi feito em Nova York no fim de 2023.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Sede própria da Câmara de Jerumenha será inaugurada na quarta-feira, 10 de dezembro

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Câmara Municipal de Jerumenha inaugura, na quarta-feira, 10 de dezembro, sua sede...

Wellington Dias: “SUAS foi decisivo para tirar o Brasil do Mapa da Fome”

Evento celebra 20 anos do SUAS e reúne especialistas, gestores e sociedade civil para debater avanços e desafios da...

Mulheres vão às ruas em todo país para protestar contra o feminicídio

Mobilização nacional foi convocada após crimes recentes Mulheres de diversas cidades brasileiras irão às ruas neste domingo (7) para denunciar...

Cid Gomes contraria Ciro e apoia reeleição de petista ao Governo do Ceará

Cid também classificou como “constrangedora” a aproximação de Ciro com apoiadores do Jair Bolsonaro. O senador Cid Gomes (PSB-CE) anunciou...
spot_img

Inscrições do concurso do IBGE encerram dia 11 de dezembro

As vagas estão distribuídas em todas as agências do IBGE no estado. O prazo para inscrição no Processo Seletivo Simplificado...

Correios vetam vale-natal de R$ 2,5 mil a funcionários

Em crise, os Correios decidiram não renovar este ano um benefício de vale-natal de R$ 2,5 mil aos seus...
spot_img

Posts Recomendados