Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Eclipse anular do sol será visto no Piauí a partir das 16h do dia 14 de outubro

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Fenômeno acontece quando a lua passa entre a Terra e o Sol, deixando apenas um disco solar brilhante no céu.

No próximo dia 14 de outubro, os olhos do mundo se voltarão para o céu para observar um espetáculo: o eclipse anular do sol. O fenômeno astrofísico ocorre quando a lua passa entre a Terra e o sol, cobrindo a maior parte do disco solar, deixando apenas um “anel de fogo” brilhante ao redor da borda.

Eclipse solar será visto no Piauí a partir das 16h do dia 14 de outubro

O eclipse solar do dia 14 de outubro será visível em todo o Brasil, em especial nas regiões Norte e Nordeste. Quem está no Piauí poderá ver o eclipse a partir das 16h. Em Teresina, o fenômeno estará visível às 16h41min.

Quem não conseguir ver o eclipse a olho nu poderá acompanhar a transmissão feita pelo Observatório Nacional na internet através do link https://www.youtube.com/watch?v=SoS0tV61z9Y. A transmissão em tempo real começará às 11h30 (Horário de Brasília).

O eclipse solar começará durante a manhã do dia 14 de outubro e será primeiro visto na Costa Oeste dos Estados Unidos. Com o passar das horas, o eclipse poderá ser observado de outros países do continente americano. O fenômeno será visto por último no Brasil, durante o pôr do sol.

O que é um eclipse anular solar?

O eclipse anular solar acontece quando a lua passa entre a Terra e o sol, bloqueando toda ou a maior parte da luz solar em uma parte da superfície da Terra. A sombra mais escura, onde a luz do sol é bloqueada, é chamada de umbra. Em torno da umbra fica a sombra mais clara, chamada de penumbra. Na penumbra, a luz do sol é parcialmente bloqueada e o eclipse é visto como parcial.

O último eclipse anular do sol antes deste de outubro aconteceu em junho de 2021, mas não foi visível do Brasil. O próximo após o dia 14 deverá ocorrer somente em 02 de outubro de 2024.

Como observar o eclipse solar?

É recomendado não olhar diretamente para o sol nem mesmo com películas de raio-x ou óculos escuros. A exposição à luz solar diretamente, mesmo que por poucos segundos, pode causar danos à retina de modo irreversível.

Existem duas formas de ver o eclipse anular do sol: de forma direta e indireta. A observação direta é feita sem uso de projeções e pode ser feita com uso de filtros de observação. A melhor opção é o filtro soldador número 14 ou maior (ISO 12312-2). Já a observação indireta pode ser feita através de uma projeção, sem o auxílio de qualquer instrumento ótico.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Marcelo Castro diz que “todos os prefeitos, governadores e presidentes abusam do poder na reeleição”

O relator do novo Código Eleitoral, senador Marcelo Castro (MDB-PI), disse que todos os políticos que disputam cargos eletivos,...

Mandato do deputado Dr. Marcus Vinícius tem tido atuação forte em leis e ações para Floriano

O parlamentar florianense apresentou um resumo de vários projetos em prol dos piauienses, mas com uma ação especial voltada...

Cirurgia de Bolsonaro termina após mais de 12 horas; ‘sucesso’, diz esposa

Procedimento, iniciado ainda pela manhã, foi realizado para liberar aderências intestinais e reconstruir a parede abdominal. Médicos vão dar...

Em Floriano, motociclista morre após colidir com poste na BR-230

As informações são do Polícia Rodoviária Federal. Na manhã deste domingo (13), um motociclista de 37 anos, ainda não identificado,...
spot_img

Aves beijoqueiras estão ameaçadas no Cerrado, diz pesquisador

Biólogo conseguiu fazer fotos das 41 espécies de beija-flor no bioma O beijo mais famoso da natureza vive sob ameaça...

Daniel Noboa é reeleito presidente do Equador

Com mais de 90% das urnas contadas, Noboa estava à frente por mais de um milhão de votos. Gonzalez...
spot_img

Posts Recomendados