Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Edital do Patrimônio Vivo do Piauí está com inscrições abertas até 5 de dezembro

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Os mestres e grupos selecionados terão a missão de perpetuar suas tradições, repassando os saberes culturais às futuras gerações.

A Secretaria da Cultura do Piauí (Secult) lançou o edital Patrimônio Vivo do Piauí – Chamamento Mestre Herondino. Esse edital visa reconhecer e valorizar mestres e grupos que preservam os ofícios tradicionais da cultura popular do estado. O edital já está disponível no site www.cultura.pi.gov.br e vai selecionar quatro mestres ou grupos para receber uma bolsa mensal, para compartilhar seus conhecimentos e saberes.

Foto: CCOM

A iniciativa é destinada a quem trabalha com atividades como a arte santeira, a renda de bilro, e manifestações culturais como dança, música e literatura de cordel, todas práticas reconhecidas nacional e internacionalmente. Além do apoio financeiro, os escolhidos receberão o título de Patrimônio Vivo do Piauí e terão seus registros guardados em um Livro de Tombo, acessível ao público.

As inscrições vão até o dia 5 de dezembro e podem ser feitas de duas maneiras: pelos Correios ou pelo e-mail chamamento.patrimoniovivo2024@secult.pi.gov.br. O edital traz requisitos específicos para a participação, que podem ser consultados na chamada pública.

Segundo a secretária da Cultura, Ingrid Persi, o objetivo do edital é valorizar e preservar as tradições culturais do Piauí: “este é um momento de reconhecimento aos mestres e grupos que dedicam suas vidas para manter vivas as nossas tradições, e queremos garantir que esses saberes sejam passados para as futuras gerações.”

Após o envio das inscrições, uma comissão de cinco especialistas analisará os candidatos, emitirá um relatório e abrirá um período para recursos. Os nomes dos selecionados serão enviados ao Conselho Estadual de Cultura, que fará a escolha final dos contemplados.

Os mestres e grupos escolhidos terão a missão de ensinar e passar suas tradições culturais para as novas gerações, fortalecendo a identidade cultural do estado.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Alexandre de Moraes determina “prisão imediata” de Fernando Collor de Mello

Ex-presidente foi condenado pela Corte a 8 anos e 10 meses de prisão por participação em um esquema de...

Sala do Empreendedor de Guadalupe atinge nível máximo de excelência e recebe Selo Diamante 2024 do SEBRAE

Por Gleison Fernandes. A Sala do Empreendedor de Guadalupe alcançou um feito inédito ao conquistar o Selo Diamante 2024, a...

Chuvas intensas devem persistir no Piauí até o fim de abril, alerta Semarh

Entre os dias 26 e 28 de abril, espera-se um volume de precipitação entre 50 e 100 milímetros nas...

Após ser acusado de agredir esposa, médico Lasaro Laignier é encontrado morto em Barão de Grajaú

Mais cedo, ele havia sido denunciado pelo jornalista Wellington Raulino por agredir e ameaçar a própria esposa. O médico cirurgião...
spot_img

Agespisa anuncia início de operação da Águas do Piauí em 33 cidades; adesão ao PDV chegou a 70%

Prestes a encerrar o prazo de transição da Empresa de Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa) para a Águas...

Bebê morre após comer açaí supostamente envenenado; prima segue internada na UTI

Uma bebê de oito meses morreu e uma mulher está na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) após consumirem um...
spot_img

Posts Recomendados