Representação foi ajuizada nessa segunda-feira (20), pelo Diretório Estadual do União Brasil.
O pré-candidato a Prefeitura de Teresina, Sílvio Mendes (União Brasil), entrou com uma representação na Justiça Eleitoral para que seja determinada retirada do ar de reportagens com conteúdo inverídico (Fake News) nos portais de notícias (Folha Expressa, El Piauí, Fala Piauí, Piauí Hoje, Folha Piauí) e das páginas da rede social Instagram (Tv Piqui, Saiba Tudo Teresina, Piauilândia, Fuxico Teresina e Crush Teresina).
Conforme representação eleitoral, os referidos portais e perfis em redes sociais veicularam uma reportagem afirmando que Silvio Mendes estaria tentando barrar as obras do OPA. Esse fato, segundo a reportagem, teria levado Silvio a demandar uma ação junto à Justiça Eleitoral.
Segundo a defesa de Sílvio Mendes, de fato, em 03 de abril de 2024, o Diretório Estadual do Partido União Brasil ingressou com a Representação Judicial Eleitoral de número 0600009-63.2024.6.18.0097, porém, direcionada a Fábio Novo e à Associação dos Moradores do Residencial Manoel Evangelista. A representação foi motivada pela alegação de utilização de propaganda eleitoral antecipada por meio de carro de som, o que, em tese, configuraria propaganda eleitoral extemporânea. Contrariamente à afirmação inicial, a defesa de Mendes enfatiza que essa ação não teve como objetivo barrar obras do Governo do Estado na cidade de Teresina.
Em razão das reportagens publicadas nos referidos sites e páginas no Instagram, Sílvio Mendes requereu, por meio de uma nova representação, a concessão de tutela de urgência para que, por meio de liminar, fossem retiradas as reportagens do ar, uma vez que foram demonstradas inverdades e prejuízos que a manutenção das notícias vem ocasionando ao pré-candidato do União Brasil.
Por Brunno Suênio – GP1