Nesse contexto, a ATI realizou um trabalho célere para garantir a modernização dos serviços públicos e agilidade na implantação do Governo Digital.
Com o desafio de fazer a expansão tecnológica no Piauí, ampliar a inclusão digital e criar soluções que possam facilitar o acesso do cidadão aos serviços públicos, por meio de plataformas digitais, a gestão do governador Rafael Fonteles chega aos cem primeiros dias com avanços consideráveis na área da tecnologia.
Dentre as ações já realizadas, por intermédio da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI), estão a melhoria da infraestrutura tecnológica dos órgãos da administração pública, com o aumento de velocidade da conectividade internet e reorganização do cabeamento lógico interno; processo de licitação de solução de backup para toda a base de dados do estado; realização de workshops para elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação do Estado (PDTIC), em conjunto com demais órgãos: Polícia Militar, Secretaria da Segurança, Departamento de Trânsito, Secretaria da Educação e Secretaria da Administração. Também foi realizada a expansão da utilização do sistema Sistema Eletrônico de Informações (SEI) junto aos órgãos do estado, para gerir todos os processos administrativos, realização de recadastramento e treinamentos dos novos usuários.
Outro passo importante dado para tornar o Piauí um estado cada vez mais moderno e digital foi a sanção da Lei nº 7.990, que cria o Conselho de Transformação Digital e garante a instituição de normas e diretrizes para a política de governo digital.
O presidente da Agência de Tecnologia do Piauí (ATI), Ellen Gera, explica que já nos primeiros dias de governo a determinação do governador foi a criação do conselho para dar celeridade às ações. “O próprio governador Rafael é o presidente do conselho e várias decisões importantes foram tomadas já nas duas primeiras reuniões e uma delas, em especial, foi o modelo da Estônia ser a grande referência do modelo do governo digital do Estado do Piauí”, explicou o gestor.
Processo de transformação digital
A ATI vem desenvolvendo também inúmeras ações em prol do projeto de transformação digital do Piauí, dentre elas o início da implantação do barramento único de integração das aplicações do Estado e Carta de Serviços Digital, com a criação de toda a arquitetura de sustentação e implantação do ambiente de desenvolvimento.
– Realização de importantes contratações: X-Via (empresa que detém a tecnologia base para o Governo Digital), Manutenção e Suporte de Sala Cofre/Datacenter e Certificação Digital Pessoa Física e Pessoa Jurídica.
– Integração e Credenciamento junto ao governo federal para utilização da autenticação biométrica do GOV.BR para os servidores públicos no Portal do Servidor.
– Equipe ATI participou de intercâmbio no Mato Grosso, estado referência em Governo Digital e modernização dos serviços públicos.
Comunicação e tecnologia
Visando aproximar o cidadão da tecnologia, bem como fazer com que a informação sobre a oferta de serviços da ATI chegasse a mais pessoas, foi criado produtos de comunicação com uma linguagem mais simples e de fácil entendimento.
A Agência de Tecnologia da Informação lançou o ‘Minuto Tecnologia’, inserções semanais veiculadas nas redes sociais da ATI, que trabalha temas diversos dentro do universo tecnológico, e traz explicações de especialistas sobre ações e serviços ofertados pelo órgão.
Ainda dentro dessa perspectiva, foi ao ar no fim do mês de março no Youtube da ATI, o primeiro ‘PodTec’. Trata-se de um programa quinzenal, no formato de podcast, que aborda temas mais amplos, com uma conversa aprofundada entre apresentador e convidado.
Transformação da ATI em Empresa pública
Criada no ano de 2007, a Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI), agora será transformada em Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi). Com a mudança, o órgão deixa de ser uma autarquia e se torna uma sociedade de economia mista e nasce com o objetivo de fortalecer e dar celeridade aos processos do Governo Digital, previsto no plano de governo do Rafael Fonteles. Além disso, o novo formato possibilitará a ampliação da oferta de serviços ao cidadão.
“Garantir a conectividade do setor público e das pessoas é essencial para a transformação digital proposta pelo governador. Nesse sentido fizemos um trabalho célere nesses primeiros cem dias da gestão e avançamos muito nesse quesito. Hoje, já podemos comemorar, por exemplo, a contratação da tecnologia base para o Governo Digital, melhoria da infraestrutura tecnológica dos órgãos da administração pública, a transformação da ATI em Etipi, empresa que possibilitará agilidade, eficiência e inovação nos processos de TI no estado, dentre outras ações”, disse o diretor da Agência de Tecnologia da Informação, Ellen Gera.