Em Brasília, governador Rafael Fonteles apresenta PPPs do Piauí como referência

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Rafael destacou a Parceria Público Privada (PPP) da Transcerrados e a concessão dos serviços de abastecimento de água e saneamento básico.

O governador Rafael Fonteles participou, nesta quinta-feira (7), em Brasília, do MoveInfra: 30 anos da Lei de Concessões. As experiências do Piauí foram compartilhadas como exemplos de sucesso. Em sua palestra, Rafael destacou a Parceria Público Privada (PPP) da Transcerrados e a concessão dos serviços de abastecimento de água e saneamento básico. O evento reuniu especialistas, empresários e gestores públicos para discutir os avanços e as perspectivas do setor para o futuro.

A PPP da Transcerrados, voltada para a construção e manutenção de rodovias, é a maior da região Nordeste. Rafael explicou detalhes da contratação. “Envolve uma contraprestação mensal porque o pedágio naquela região não banca a viabilidade financeira do projeto. Então, o estado entra complementando com uma contraprestação mensal. Tem dado certo, inclusive, tem sido ampliado”, explicou Rafael Fonteles.

moveinfra4.jpg
Governador compartilha experiências do Piauí (Renato Braga)

Concluída na semana passada, a concessão de águas e esgotamento vai permitir ao estado do Piauí cumprir o Marco Legal do Saneamento. Ao mesmo tempo, prevê também investimentos para universalizar o acesso aos respectivos serviços no interior do estado.

“Teremos R$ 9 bilhões de investimentos, R$ 1 bilhão de outorga, e o Piauí, que tem o pior esgotamento no interior, que é 5% [de cobertura], vai ter os 90% do Marco Legal do Saneamento em 15 anos. Então, considero um leilão bem-sucedido, a Aegea é um grande player do setor”, avaliou o governador.

moveinfra.jpg

O governador destacou que o Piauí seguirá buscando avançar na agenda de parcerias e concessões, na busca de implementação da infraestrutura necessária para o seu desenvolvimento. Estão previstas para o próximo ano a PPP do Albertão e o intermodal do Vale do Parnaíba.

“Entendemos que é a maneira mais robusta de atrair investimentos privados para infraestrutura no nosso estado. Cada vez menos você vai contar com o Orçamento Geral da União, que era com o que a gente fazia as obras no estado. As PPPs e concessões são a nossa alternativa”, finalizou.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Prefeitura de Jerumenha e SENAR realizam projeto de saúde com 710 atendimentos em diversas especialidades

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Nesta quinta-feira, 21 de novembro, a Prefeitura de Jerumenha, em parceria com o...

Rafael Fonteles assina Pactos pelo Piauí com mais de 200 municípios para fortalecimento de políticas públicas

Piauí é o primeiro estado do Brasil a assinar o acordo, que vai englobar em sete áreas visando mais...

Jesse James reforça compromisso com políticas públicas para Guadalupe no evento Pactos pelo Piauí

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O prefeito eleito de Guadalupe, Jesse James, participou, nessa quinta-feira (21), do evento...

Guadalupe recebe 3 mil mudas frutíferas do Pro Piauí Verde para ações de plantio e distribuição comunitária

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Na manhã da última quarta-feira, 20 de novembro, a Prefeitura Municipal de Guadalupe,...
spot_img

Rafael Fonteles e Wellington Dias fazem 1ª reunião institucional com mais de 200 prefeitos do Piauí

O evento busca consolidar uma rede de parcerias e fortalecer a cooperação institucional para enfrentar desafios e implementar políticas...

Fingers e novo pátio de aeronaves do Aeroporto de Teresina já estão em funcionamento

As obras do Aeroporto de Teresina (THE) seguem a todo vapor e em fase de finalização. A solenidade de...
spot_img

Posts Recomendados