Em evento sobre segurança, Rafael Fonteles destaca investimentos em tecnologia para o combate ao crime

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

No workshop realizado pela SSP, foram apresentados dois programas inovadores, o Lupa App e o Face PI, desenvolvidos para fortalecer a segurança no estado.

O governador Rafael Fonteles abriu, nesta quarta-feira (6), em Teresina, o Workshop “LGPD e Segurança: Conectando Privacidade e Eficiência”, promovido pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI). O evento reuniu especialistas, autoridades e profissionais da segurança para debater o uso responsável das tecnologias no setor, com ênfase na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O workshop também contou com a apresentação de dois programas inovadores, o Lupa App e o Face PI, desenvolvidos para fortalecer a segurança no estado.

Na abertura do encontro, Rafael Fonteles destacou a importância da transformação digital para aumentar a eficiência nos serviços públicos, ressaltando iniciativas como o protocolo de recuperação de celulares, que se tornou modelo nacional. Sobre o evento, ele ressaltou que foco é discutir o uso sustentável das tecnologias, a ética e a privacidade, além da integração de dados entre as forças de segurança nacional e estaduais para combater a violência. 

O gestor falou ainda dos benefícios de investimentos em novas tecnologias para melhorar a prestação dos serviços públicos. “Em nossa gestão, temos apostado firmemente na transformação digital, com o objetivo de trazer mais eficiência e qualidade à prestação de serviços públicos. Na área da segurança pública não poderia ser diferente. Um caso emblemático é o protocolo de recuperação de celulares, que já é modelo para todo o Brasil”, afirmou o governador do Piauí.

WhatsApp Image 2024-11-06 at 10.53.56 (1).jpeg

O secretário da Segurança do Piauí, Chico Lucas, destacou que há limites entre a segurança e a privacidade. “Estamos fazendo esse debate com muita transparência, pois existem esses limites. Precisamos debater até onde podemos usar as tecnologias para perseguir criminosos e elucidar crimes sem ferir a privacidade das pessoas. É um debate importante que, em resumo, pontua os limites do uso das tecnologias no que diz respeito aos direitos individuais dos cidadãos, afinal, vivemos em um Estado Democrático de Direito”, destacou o gestor.

WhatsApp Image 2024-11-06 at 10.53.42.jpeg

Apresentação de programas da SSP-PI

Durante o workshop, foram apresentados dois programas tecnológicos da Secretaria da Segurança Pública para combater crimes: Lupa App e Face PI.

Por meio do Lupa App, todos os policiais do Piauí poderão, por meio de aplicativo em seu celular, realizar consultas em tempo real de pessoas, além de carros e celulares roubados e furtados, mandados de prisão e muito mais. Tudo de forma remota, com segurança e criptografia de dados.

WhatsApp Image 2024-11-06 at 10.53.53.jpeg

O Face PI funciona como um algoritmo de reconhecimento facial, desenvolvido no próprio Piauí. Ele poderá ser usado em câmeras de reconhecimento para identificar criminosos. O programa será submetido, ainda, a testes para possíveis ajustes e análise do grau de assertividade. Após os testes, o programa entrará em vigor.

Painéis do workshop

Ao longo do dia, o auditório do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Governador Dirceu Mendes Arcoverde – Colégio da Polícia Militar será palco para discussões com especialistas, autoridades e público sobre assuntos relevantes na área da segurança pública.

O evento é direcionado a profissionais da segurança pública, da área jurídica e da tecnologia, além de pesquisadores e demais interessados no tema da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e sua aplicação no setor da segurança pública.

WhatsApp Image 2024-11-06 at 10.53.52 (1).jpeg

Após a abertura e apresentação de novos programas da SSP-PI, a programação segue até às 17h com seis painéis de discussão:

Painel 1: O papel da pesquisa jurídica e do direito privado na construção de políticas de proteção de dados;

Painel 2: Os limites do Estado vigilante;

Painel 3: Desafios da Segurança Pública no tratamento de dados;

Painel 4: LGPD, Inteligência Artificial e Segurança Pública;

Painel 5: Os desafios do uso da tecnologia na Segurança Pública;

Painel de Encerramento: Impactos jurídicos das novas tecnologias no âmbito da Secretaria de Segurança Pública do Piauí / Entre a proteção de dados e os efeitos discriminatórios de sistemas preditivos de Inteligência Artificial.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Operação da PM prende motorista com 121 kg de maconha em Simplício Mendes

Segundo a polícia, a droga estava escondida em sacos plásticos dentro de veículo abordado na PI-143. Na noite dessa quinta-feira...

Cantor de 26 anos é assassinado a tiros em rua de Picos; polícia investiga

O cantor Francisco Vicente Pereira Barão Vieira, mais conhecido como Vicente Barão, de 26 anos, foi assassinado na madrugada...

Prefeito Gedison Alves é investigado pelo MPPI por graves indícios de irregularidades na destinação de recursos da Lei Aldir Blanc

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) instaurou um procedimento preparatório de...

Redação do Enem 2025: entenda mudanças na correção e impacto nas notas

Habilidades avaliadas continuaram as mesmas, mas com especificações diferentes que impactaram o desempenho dos candidatos, afirmam especialistas. Inep nega...
spot_img

Cerimônia abre Olimpíada de Inverno MIlão-Cortina 2026 nesta sexta

Rebeca Andrade é uma das convidadas a conduzir a bandeira olímpica Os Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina começam oficialmente nesta...

PM terá papel ativo na fiscalização com aplicação de multas em todo o estado do Piauí

Policiais militares aplicando multas de trânsito e o estímulo à municipalização do trânsito nos municípios são algumas das medidas...
spot_img

Posts Recomendados