A prefeita Neidinha Lima e o secretário de Esportes, Aécio Santana, reuniram produtores, gestores, fazedores de cultura e associações de bairros, para falar que o projeto que criaria a Secretaria Municipal de Cultura, não foi aprovado na câmara de vereadores.
Dezenas de pessoas que fazem a cultura de Guadalupe em diversas áreas, participaram na noite desta quinta-feira 08, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, de uma reunião para tratar, entre outras coisas, da não aprovaçãodo PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR n.º 007 DE 05 DE JUNHO DE 2023, que alterava a Lei n.º 546 de 07 de abril de 2021, para desmembramento e criação da Secretaria Municipal de Cultura.

Participara do encontro a prefeita Neidinha Lima, Aécio Santana (Secretário de Esportes), vereadores Jesse James, Francineth Lima, Hélvia Almeida e Adão Moura, secretário Georgiano Filho (Transportes), Amanda Miranda (Meio Ambiente) e Tharlys Santos (Juventude).

A prefeita e o secretário Aécio Santana informaram aos presentes, que lamentavelmente por não ser criado a secretaria de cultura, os produtores, gestores, fazedores de cultura e associações que fizeram seu cadastro na secretaria de esportes, não receberam os recursos do Ministério de Cultura, destinados pelas Leis Paulo Gustavo N° 195/2022 e Lei Aldir Blanc (Nº 14.399/2022), no valor de R$ 196.689,89 reais.

Neidinha disse que a reprovação do projeto para criação da pasta da cultura, ocorreu na última sessão, realizada no dia 05 de junho, na câmara municipal. Dos 09 vereadores, o projeto precisava de 06 votos para ser aprovado, mais só votaram favoravelmente os vereadores Adão Moura, Dr. Dilson Gomes (Presidente da casa), Francineth Lima, Hélvia Almeida e Jesse James. Com isso, o projeto foi rejeitado, e prejudicou os produtores, gestores, fazedores de cultura e associações, que não receberão os recursos para financiarem seus projetos de cultura.

A prefeita Neidinha, após ouvir diversos depoimentos dos presentes, que se mostraram indignados pela reprovação do projeto, informou que já colocou toda a sua assessoria a buscar uma solução para que os recursos das Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc cheguem a quem precisa na cidade.



























