Durante o painel, Fonteles enfatizou duas ações tecnológicas de sucesso desenvolvidas no Piauí e que servem de inspiração nacionalmente.
O governador Rafael Fonteles participou, nesta sexta-feira (06), em São Paulo, da Oficina de Debates sobre Transformação Digital. Durante o painel “Governança da Transformação Digital”, o gestor piauiense falou sobre inovação, digitalização e modernização no setor público, destacando os avanços em tecnologia no Piauí.
Rafael Fonteles destacou os esforços de sua gestão para implementar a transformação digital no estado. “Essa iniciativa não é apenas uma prioridade do governo atual, mas uma diretriz para as futuras gestões. Esse é um processo dinâmico, que precisa estar integrado à cultura da administração pública para enfrentar desafios sociais, garantir serviços de qualidade à população e promover a economia digital”, frisou.
O governador destacou as ações já realizadas, dentre elas, a criação da Secretaria de Inteligência Artificial (SIA) e do Conselho de Transformação Digital – presidido pelo próprio governador Rafael Fonteles, com a participação de várias pastas do Governo do Estado, incluindo as de maior interesse da população, como saúde, educação e segurança.
O gestor citou, ainda, a transformação da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (antiga ATI) em Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), que tem como objetivo fornecer soluções governamentais e tecnológicas para outros governos, secretarias, municípios e estados.
Durante o painel, Fonteles enfatizou duas ações tecnológicas de sucesso desenvolvidas no Piauí e que servem de inspiração nacionalmente: o programa Piauí Saúde Digital e o Protocolo de Recuperação de Celulares.
Protocolo de recuperação de celulares
A estratégia adotada possui três vieses: blitzen, intimações em massa e a Operação Interditados, onde lojas físicas e virtuais que realizam a compra e a revenda de aparelhos roubados têm as atividades econômicas suspensas.
As ações realizadas pelas Forças de Segurança do Piauí são potencializadas, ainda, com os aplicativos Cellguard e Lupa Bot. Por meio deles, respectivamente, é possível identificar o destino de cada telefone e com quem ele está, além de possibilitar que policiais realizem consultas em tempo real para verificar se aparelhos celulares possuem restrição de roubo ou furto.
Piauí Saúde Digital
Presente em 222 municípios e em mais de 1.000 Unidades Básicas de Saúde (UBS), o programa possibilita que a população tenha acesso aos atendimentos para especialidades médicas e não médicas, além do clínico geral, de forma online.
Entre as especialidades médicas ofertadas pelo programa, estão psicologia, psiquiatria, nutrição, dermatologia, ginecologia, cardiologia, neurologia, pediatria, endocrinologia, urologia e ortopedia.
O programa conta, ainda, com um aplicativo, que moderniza o sistema de agendamentos e consultas, tornando o acesso aos serviços de saúde mais rápido e eficiente, reduzindo filas e agilizando o atendimento.
Oficina de Debates sobre Transformação Digital
O evento é uma realização do Conselho de Transformação Digital do Piauí e o Geid-Poli, da Universidade de São Paulo (USP), com o apoio da Comunitas, organização da sociedade civil especializada em parcerias entre os setores público e privado. A oficina conta com painéis sobre governança, segurança, saúde e educação e economia digital.
Através de oficinas de debate com especialistas, o Governo do Estado busca avaliar e ajustar suas ações, garantindo que esteja na direção certa para uma transformação digital consistente e permanente.
Além do governador Rafael Fonteles, participaram do evento os gestores piauienses: Washington Bonfim (Seplan), Antonio Luiz (Sesapi), Chico Lucas (SSP), Washington Bandeira (Seduc), Ellen Gera (Etipi) e André Macedo (SIA).