Empresa chinesa compra invenção de piauiense que transforma carro elétrico em fonte de energia para casas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Sistema criado em Parnaíba permite abastecer uma residência por até duas semanas usando apenas a bateria do veículo, sem conexão com a rede elétrica convencional.

A invenção do piauiense Tibúrcio Frota, natural de Parnaíba, chamou atenção mundial ao desenvolver um sistema capaz de fazer com que carros elétricos abasteçam uma casa inteira, sem depender da rede elétrica convencional. A tecnologia foi comprada e patenteada pela BYD, gigante chinesa do setor automotivo, que lançou oficialmente o equipamento esta semana no Salão do Automóvel de São Paulo.

Power Box: invenção criada por piauiense é comprada pela BYD.

Tibúrcio havia se tornado viral nas redes sociais ao mostrar um sistema caseiro de reaproveitamento de energia solar: ele captava a energia das placas fotovoltaicas de sua casa e armazenava em uma bateria de carro elétrico sinistrado, cuja vida útil permanecia preservada. Durante a noite, sua residência era alimentada pela energia acumulada nessa bateria.

Primeira invenção de de Tibúrcio conectou a bateria de um carro elétrico a rede de energia solar.

Mas o projeto que despertou o interesse da empresa chinesa, foi uma outra invenção batizada de Power Box, um sistema off-grid (independente da rede elétrica) que permite ao veículo fornecer energia diretamente para uma residência. Segundo o gerente comercial da marca no Piauí, Emerson da Rocha, o equipamento tem capacidade para abastecer uma casa por até duas semanas, dependendo do consumo.

Emerson da Rocha, Gerente Comercial da BYD do Grupo Carmais no Piauí (Foto: Daniel Pessoa/O Dia )

“A BYD já tem esse sistema em alguns lugares na China, em outros países e tem sim estudos para trazer isso de uma forma mais econômica, viabilizada e profissional para quem tem hoje a energia solar em casa”, disse o diretor.

A companhia, que iniciou sua atuação na fabricação de baterias e painéis solares, viu na invenção de Tibúrcio uma oportunidade de expandir sua presença no mercado brasileiro de energia limpa, unindo mobilidade elétrica e geração doméstica de energia.

“No estande da BYD no Salão do Automóvel está lá esse equipamento que ele desenvolveu, que a gente pegou e comprou esse projeto dele e patenteou. Ele faz com que o carro converse com esse equipamento em uma escala mais profissional, numa escala mais industrial, e consiga alimentar toda a casa”, afirmou Emerson da Rocha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Homem recebe pena de 4 anos por tentar matar desafeto em bar de Guadalupe

O Tribunal do Júri da Comarca de Guadalupe condenou, na quarta-feira (3), José Reginaldo Costa Beserra a 4 anos...

Congresso aprova LDO com pagamento de R$ 13 bilhões em emendas até as eleições

O volume obrigatório de emendas tem sido criticado pelo presidente Lula. Nesta quinta-feira (4), ele classificou as emendas impositivas...

Governo Lula recua e suspende lista que classificava tilápia como espécie invasora

Agronegócio fez pressão por temer aumento de custos e burocracia; Ministério do Meio Ambiente pausou decisão para renegociar regras Depois...

Exame toxicológico volta a ser obrigatório na CNH de categorias A e B

Parlamentares rejeitaram vetos que incluem mudanças no Código Brasileiro de Trânsito O exame toxicológico na primeira habilitação de motoristas de...
spot_img

Governo do Piauí lança edital de concurso da saúde com 1.646 vagas e salários de até R$ 12,3 mil

Edital oferece vagas para níveis médio, técnico e superior, com inscrições entre 11 de dezembro e 15 de janeiro...

Flávio Dino proíbe pagamento de emendas indicadas por Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem que estão fora do Brasil

Para o ministro, a ida dos deputados para os EUA e o abandono da função parlamentar configuram 'afronta' Os dois...
spot_img

Posts Recomendados