Economista apontou que com as informações da plataforma será possível analisar mercados, oportunidades e desafios.
As empresas do Piauí venderam R$ 1,42 bilhão pelo e-commerce entre 2016 e 2022, segundo o Observatório do Comércio Eletrônico Nacional, através do Dashboard, ferramenta lançada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), na quinta-feira (11), que reúne informações sobre vendas online realizadas no Brasil com emissão de nota fiscal.
O Dashboard revelou que, no Piauí, 52% das vendas se deram dentro do próprio estado e os principais produtos vendidos foram aparelhos celulares, televisores e refrigeradores.
No mesmo período, os piauienses fizeram compras online cerca de quatro vezes mais de outros estados do que do Piauí, chegando ao montante de R$ 4,02 bilhões.
O painel é a primeira ferramenta pública a agregar números oficiais do comércio eletrônico no Brasil. Até então, praticamente todas as informações eram obtidas pela iniciativa privada.
O secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC afirmou que a compilação e publicação das estatísticas está alinhada aos esforços do governo para impulsionar e dar transparência à economia digital.
“O dashboard vai subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas para o setor, inclusive para equalizar eventuais concentrações regionais, podendo, ainda, balizar decisões de investimentos das empresas”, explicou Uallace Moreira.
O economista apontou que com as informações da plataforma será possível analisar mercados, oportunidades e desafios. “E proporcionar aos atores que compõem esse ecossistema, informações que possam gerar aumento de vendas, ou reduzir os custos das transações”, disse.
“Construir essa base de dados a partir de informações da Receita nos dá uma garantia maior que estamos ofertando à sociedade um conjunto de informações importantes para tomar decisões”, completou Uallace Moreira.
Pandemia proporcionou crescimento
O MDIC avaliou que houve crescimento entre 2019 e 2022 por conta da pandemia da Covid-19 – que teve início em março de 2020. Nesse período, foram movimentados cerca de R$ 450 bilhões.
“A pandemia de Covid-19 impulsionou as vendas online e fez o comércio eletrônico brasileiro dar um salto, movimentando R$ 450 bilhões em operações de compra e venda nos últimos três anos”, explicou o ministério.
Crescimento do valor bruto das vendas online no Brasil
Nos anos de pandemia, valor chegou a R$ 450 bilhões. O total movimentado é mais do que o dobro da soma dos valores registrado nos anos anteriores à pandemia. O acumulado das receitas entre 2016 e 2019 foi de R$ 178,06 bilhões.
Os produtos mais comprados pela internet durante a pandemia, considerando o valor das transações, foram: celulares (incluindo smartphones); televisores; livros; notebooks e tablets; geladeiras e freezers.