Entidades pedem suspensão da cobrança de ICMS na energia solar no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O pedido é referente à energia fotovoltaica compensada por consumidores-geradores dos grupos GD II e GD III

A cobrança de imposto da Equatorial Piauí em uma tarifa pelo uso e distribuição da rede de energia solar tem sido questionada pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí (OAB-PI) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI) que encaminharam um requerimento ao secretário de Estado de Fazenda, Emílio Júnior, pedindo a suspensão da cobrança do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Divulgação

Cidadeverde.com aguarda posicionamento da Equatorial sobre o requerimento enviado à Sefaz.

Em junho, os clientes da Equatorial que contrataram sistema de energia solar a partir de janeiro de 2023 começaram a pagar uma tarifa. Segundo a empresa, “apesar de compensar a energia consumida, uma rede de distribuição e transmissão foi necessária para realizar o transporte da energia injetada. Assim, sempre haverá desconto integral do pagamento pela energia”.

O advogado Helldânio Barros, presidente da Comissão de Petróleo, Energia e Mineração da OAB, informou que o requerimento pedindo a suspensão da cobrança foi protocolado na terça-feira (30). Ele destacou que a Equatorial não deixou claro a forma como a cobrança está sendo realizada.

“O que ocorre é que a Equatorial Energia, em todos os estados que ela atua, iniciou a cobrança do ICMS de forma unilateral. No caso aqui do Piauí, a própria Sefaz desconhecia essa cobrança, e a própria OAB e o CREA já tinham pedido esclarecimentos à Equatorial Energia sobre essa cobrança, o qual foi feito, mas muito obscuro, sem esclarecer de fato como essa cobrança estava se dando”, destacou.

Segundo o advogado, a Equatorial faz a cobrança de uma tarifa em cima da energia que é produzida pelo consumidor, o que ele considerado ilegal.

“Na residência de milhares de pessoas aqui no estado de Piauí, quando você produz energia durante o dia, ou seja, naquele período que tem sol, você produz energia, injeta essa energia no sistema de distribuição da Equatorial, e essa mesma energia durante todo esse dia que você está produzindo, ela é compensada por aquela energia que você consumiu. Então há uma compensação, ou seja, na verdade, o usuário ele produz energia e compensa essa energia durante o dia. Então a energia que vai ser tributada, ele vai ser aquela energia que ele utilizou a mais daquilo que ele produziu. Se ele produziu mais do que o que ele consome, na verdade, ele não teria tributação nenhuma, ele teria um crédito junto à Equatorial. Mas o que está ocorrendo é que a equatorial está cobrando ICMS em cima dessa energia que está sendo produzida. O que é ilegal, de acordo com a nossa legislação vigente”, explicou.

Ele afirmou que a suspensão pode não ter caráter definitivo, mas que é importante ter uma discussão e esclarecimentos.

“O que nós estamos pedindo, junto a Sefaz, a suspensão imediata dessa cobrança para que isso seja discutido e que nós possamos chegar e realmente entender e ter esclarecimentos de como essa cobrança da Equatorial está sendo realizada”, destacou.

Além do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí, acompanham o caso as comissões de Petróleo, Energia e Mineração, de Direito do Consumidor e Tributário da OAB.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Wellington Dias lança Programa Acredita no Primeiro Passo na Paraíba

Iniciativa visa promover a autonomia socioeconômica com valorização das capacidades empreendedoras das pessoas do Cadastro Único "O Programa Acredita no...

STF tem 5 votos pela recusa à transfusão por testemunhas de Jeová

Faltam seis votos; julgamento será retomado na quarta-feira (25) O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou nesta quinta-feira (19) o julgamento...

Governo destinará mais recursos contra queimadas, diz Casa Civil

Governadores divergem sobre apoio no combate a incêndios O governo federal prometeu a liberação de mais recursos para o combate...

Em 10 anos, Piauí triplica produção de mel e passa do 6º para o 2º maior produtor do Brasil

Em 2014, o Piauí produziu 3.249,5 toneladas de mel e, em 2023, saltou para 8.829,8 toneladas produzidas, um aumento...
spot_img

ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão

Decisão final deve ser anunciada nos próximos dias O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) recomendou nesta quinta-feira (19) a...

Flamengo joga mal e perde para o Peñarol no Maracanã

Rubro-Negro sai atrás em disputa por vaga na semi da Libertadores Com uma atuação marcada pela pouca criatividade e pela...
spot_img

Posts Recomendados