Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Escola do Mar no Piauí tem o mais avançado simulador de navegação do país

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A unidade de ensino foi inaugurada em Luís Correia, litoral do Piauí, neste sábado (19).

A Escola do Mar, inaugurada neste sábado (19), em Luís Correia, é a primeira escola de ensino médio do país a possuir o mais avançado simulador de navegação. O equipamento, com inspiração em um modelo de Singapura, serve para treinar pessoas e avaliar as condições do Porto de Luís Correia para o ancoramento de navios.

O governador Rafael Fonteles testou o equipamento e ressaltou que o simulador tem a melhor tecnologia do Brasil, com capacidade para servir a toda a comunidade. “Nós tivemos, neste ano, no primeiro trimestre, visitando um simulador em Singapura, que tem o segundo maior porto do mundo. Então, seis meses depois, trouxemos o simulador para treinar o transporte aquaviário. Não existe nenhuma escola de ensino médio com um simulador deste nível para capacitar nossa juventude. Vamos fazer um convênio com a Marinha e vamos deixar à disposição de todos que trabalham com navegação. Aqui, vamos ter jovens qualificados para aproveitar as oportunidades que vão surgir”, revela.

A diretora da Escola do Mar, Lenna Mariela, conta que a implantação desta tecnologia e dos demais equipamentos foi transformadora para a comunidade de Luís Correia. “É de grande importância para a qualificação dos nossos jovens. Todos os cursos são voltados para a área portuária. Atualmente, temos 378 alunos no curso técnico em pesca, portos, segurança do trabalho e logística”, avalia.

Sobre a simulação marítima

Com tecnologia de ponta, o simulador de navegação possui um “ecrã” em escala semelhante a de um navio com diversos modos de visualização. O equipamento possui precisão matemática para definir rotas, visualização de ondas, controle do leme com tempo de resposta de uma embarcação real, ré e demais funções necessárias para o treinamento e avaliação da navegação.

A sala propõe uma imersão com som e imagens que simulam, de fato, a sala de controle de um navio com todas as informações batimétricas, que é a profundidade do oceano e as condições de trafegabilidade para cada embarcação.

O equipamento mostra, por exemplo, o processo de dragagem do Porto Piauí, que já possui 7 metros de profundidade no canal, com expectativa de chegar a até 14 metros, possibilitando o atraque de navios de até 100 mil toneladas. Com a dragagem e o aumento da profundidade do canal, será possível ampliar a pauta de exportação.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Júlio César diz que a força do PSD favoreceu sua pré-candidatura ao Senado

O parlamentar vai oficializar sua pré-candidatura durante o Encontro Estadual do PSD, que acontece nesta sexta-feira, 11, em Teresina O...

Prefeitura de Guadalupe lança ações para coleta seletiva, inclusão de catadores e educação ambiental

Na última segunda-feira, dia 7 de julho, Guadalupe realizou a primeira reunião da Comissão Gestora da Política Municipal de...

Lideranças do PSD se reúnem em Teresina para apoiar a pré-candidatura de Júlio César ao Senado

O evento contará com a presença de Gilberto Kassab, presidente nacional do partido, além várias lideranças de todo o...

PF investiga golpe de R$ 3 milhões usando sites falsos de inscrição no Enem

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (10), a operação Só Oficial, que investiga um esquema de...
spot_img

Tudo pronto para o Guadalupe Junina, diz prefeito sobre evento que começa hoje, dia 10

Por Gleison Fernandes. Jesse James afirmou que está tudo pronto e que, até o sábado, dia 12, haverá muitas apresentações...

Governo autoriza novo concurso para a Polícia Civil do Piauí com 200 vagas

O decreto nº 23.950 foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (10) e prevê a realização de...
spot_img

Posts Recomendados