Escola do Mar no Piauí tem o mais avançado simulador de navegação do país

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A unidade de ensino foi inaugurada em Luís Correia, litoral do Piauí, neste sábado (19).

A Escola do Mar, inaugurada neste sábado (19), em Luís Correia, é a primeira escola de ensino médio do país a possuir o mais avançado simulador de navegação. O equipamento, com inspiração em um modelo de Singapura, serve para treinar pessoas e avaliar as condições do Porto de Luís Correia para o ancoramento de navios.

O governador Rafael Fonteles testou o equipamento e ressaltou que o simulador tem a melhor tecnologia do Brasil, com capacidade para servir a toda a comunidade. “Nós tivemos, neste ano, no primeiro trimestre, visitando um simulador em Singapura, que tem o segundo maior porto do mundo. Então, seis meses depois, trouxemos o simulador para treinar o transporte aquaviário. Não existe nenhuma escola de ensino médio com um simulador deste nível para capacitar nossa juventude. Vamos fazer um convênio com a Marinha e vamos deixar à disposição de todos que trabalham com navegação. Aqui, vamos ter jovens qualificados para aproveitar as oportunidades que vão surgir”, revela.

A diretora da Escola do Mar, Lenna Mariela, conta que a implantação desta tecnologia e dos demais equipamentos foi transformadora para a comunidade de Luís Correia. “É de grande importância para a qualificação dos nossos jovens. Todos os cursos são voltados para a área portuária. Atualmente, temos 378 alunos no curso técnico em pesca, portos, segurança do trabalho e logística”, avalia.

Sobre a simulação marítima

Com tecnologia de ponta, o simulador de navegação possui um “ecrã” em escala semelhante a de um navio com diversos modos de visualização. O equipamento possui precisão matemática para definir rotas, visualização de ondas, controle do leme com tempo de resposta de uma embarcação real, ré e demais funções necessárias para o treinamento e avaliação da navegação.

A sala propõe uma imersão com som e imagens que simulam, de fato, a sala de controle de um navio com todas as informações batimétricas, que é a profundidade do oceano e as condições de trafegabilidade para cada embarcação.

O equipamento mostra, por exemplo, o processo de dragagem do Porto Piauí, que já possui 7 metros de profundidade no canal, com expectativa de chegar a até 14 metros, possibilitando o atraque de navios de até 100 mil toneladas. Com a dragagem e o aumento da profundidade do canal, será possível ampliar a pauta de exportação.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Vitória de Jesse James nas urnas é celebrada com evento festivo na Avenida Manoel Ribeiro em Guadalupe

A comemoração contou com atrações locais, como Carlos Massa e Rony Silva, além das principais apresentações de Anny Barbi,...

A cidade do interior do Piauí que conquistou quase 300 medalhas na Olimpíada de Matemática

Há 18 anos, estudantes da cidade de 6 mil habitantes, a quase 300 km de Teresina, participam da Olimpíada...

100 municípios mais ricos no agro contribuem com 31,9% da produção agrícola brasileira

A primeira posição é ocupada Sorriso (MT), com uma produção de R$ 8,3 bilhões, seguido por São Desidério (BA),...

Quase 140 órfãos da Covid-19 estão cadastrados no Programa Piauí Acolhe

A iniciativa oferece um auxílio mensal de R$ 500 a menores de 18 anos que perderam seus responsáveis durante...
spot_img

Dia D de vacinação contra a Raiva em Floriano será dia 26 para cães e gatos

A ação tem como objetivo proteger cães e gatos contra a Raiva, uma doença fatal tanto para animais quanto...

Senador Jorge Kajuru tem vídeos íntimos vazados: ‘Desagradável pra caramba’

Senador disse que tudo aconteceu em 2007, ou seja, há quase 20 anos. Ele disse que vai procurar a...
spot_img

Posts Recomendados