Escolaridade obrigatória no Brasil é maior que média de países da OCDE

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

É o que mostra relatório internacional divulgado hoje pela organização

O Brasil tem escolaridade obrigatória mais longa que a média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), mas ainda precisa incluir crianças e adolescentes que estão fora das salas de aula. Entre as etapas que merecem atenção está a educação infantil, que é um dos enfoques do relatório internacional Education at a Glance (EaG) 2024, divulgado nesta terça-feira (10) pela OCDE.

De acordo com os dados do relatório, no Brasil, todas as crianças e adolescentes de 4 a 17 anos devem estar matriculados na escola. Os 13 anos de estudos obrigatórios são mais longos que os dos países da OCDE, cuja média de ensino obrigatório é de 11 anos. Mas, em se tratando da educação infantil, o Brasil tem 90% das crianças de 5 anos matriculadas na pré-escola, percentual inferior à média da OCDE, de 96% das crianças com essa idade nas escolas.

Foto: Chico Bezerra

A educação infantil recebe destaque no Brasil sobretudo em ano de eleições municipais, uma vez que é de competência dos gestores dos municípios garantirem as matrículas e a qualidade dessa etapa de ensino.

O estudo internacional traz uma série de indicadores que permitem a comparação dos sistemas educacionais dos países e das regiões participantes.

O relatório aborda também questões como o investimento público em educação e mostra que, no Brasil, a cada ano, entre 2015 e 2021, o investimento caiu, em média, 2,5%. Ao contrário do Brasil, no mesmo período, os países da OCDE aumentaram, em média, em 2,1% por ano os investimentos públicos em educação.

Se, em geral, na educação o investimento caiu no Brasil, na educação infantil ocorreu o inverso. O investimento público nessa etapa, em relação ao Produto Interno Bruto (soma das riquezas produzidas no país), aumentou 29% entre 2015 e 2021. O aumento foi maior que a média da OCDE, que no mesmo período, aumentou 9%. “A educação infantil tem recebido muita atenção nos últimos anos devido à sua importância, especialmente para crianças de famílias desfavorecidas”, diz o relatório.

O Brasil participa do EaG desde a primeira edição, em 1997. A OCDE, com 38 países-membros, foi Escolaridade fundada em 1961 para estimular o progresso econômico. O Brasil era parceiro da organização até 2022, quando passou a integrar a lista de candidatos a integrar a OCDE.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Racha no PT pode fazer Lula encarar derrota em 2026

O plano de corte de gastos dividiu o partido em dois grupos, representados por Fernando Haddad e Gleisi Hoffmann. O...

Sistema penitenciário do Piauí terá classificação de risco dos detentos a partir do próximo ano

A medida será iniciada com a inauguração de penitenciária de segurança máxima em Buriti dos Lopes. As unidades prisionais do...

Enem 2024: Nordeste é região com mais alunos concluintes do ensino médio inscritos

Em 14 unidades da federação, 100% de estudantes da rede pública que terminam o ensino médio este ano se...

Prefeitos eleitos vão iniciar gestão em meio aos desafios da transição trazidos pela reforma tributária de 2025

Novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) passará a substituir o ISS e o ICMS, principais fontes de receita...
spot_img

Polícia Federal vai investigar assassinato de empresário no aeroporto de Guarulhos

Órgão vai trabalhar de forma integrada com a Polícia Civil de SP para investigar a execução do empresário Antônio...

Em entrevista à CNN, Lula não garante candidatura à reeleição e diz: “2026 eu vou deixar para pensar em 2026”

À CNN Internacional, Lula minimizou sua idade, mas afirmou que "espera" que "não seja necessário" concorrer a um novo...
spot_img

Posts Recomendados