Estudantes da Rede Estadual do Piauí se destacam na Olimpíada Brasileira de Física

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Destaque também para o crescimento na participação dos alunos, que neste ano foi de 7.053 na primeira fase, 70,56% a mais em relação ao ano passado.

O excelente desempenho dos estudantes da Rede Pública Estadual levou o Piauí à 2ª colocação em número proporcional de aprovações para a 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas – OBFEP.

Ao todo, 536 estudantes piauienses foram classificados para a segunda fase do torneio, o que equivale a 7,59% dos inscritos. Somente o Ceará teve um percentual maior, com 8,14%. O destaque é também para o crescimento na participação dos alunos, que neste ano foi de 7.053 na primeira fase, 70,56% a mais em relação ao ano passado.

Para o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, esse expressivo resultado é reflexo das ações do Programa Acelera Seduc, em especial o projeto Seduc Olímpica. “Com o Seduc Olímpica, passamos a realizar torneios estaduais, a fortalecer o engajamento e preparação dos estudantes para as olimpíadas nacionais de conhecimento, com aulas e imersões com professores especializados, e a premiar os alunos medalhistas. As Olimpíadas têm um poder pedagógico muito grande, melhorando as aprendizagens, a formação cidadã e o desempenho dos estudantes em todas as provas e disciplinas, a ver pelo exemplo do nosso governador Rafael, medalhista nacional e internacional em Olimpíadas”, destaca o secretário.

Como parte das ações do Seduc Olímpica, várias escolas incluíram na sua rotina de aulas os temas mais exigidos na OBFEP, como relata o Diretor do CETI Augustinho Brandão, em Cocal dos Alves, Darkson Vander. “Temos um formato de preparação na escola que engaja os professores, estudantes e a família, com aulas extras. Fazemos um trabalho de orientação e conscientização dos alunos de que a participação e a medalha simbolizam um ganho de aprendizado imenso, determinante para o sucesso que eles almejam em suas trajetórias educacional e profissional. São sementes para um futuro de conquistas, assim como ocorreu com outros estudantes da escola”, afirma.

As provas da 2ª fase da OBFEP acontecem em novembro. Até lá, a Seduc promoverá aulas preparatórias para os estudantes e professores da Rede estadual. “Como já ocorre com a Olimpíada Brasileira de Matemática, o projeto Seduc Olímpica também fará uma agenda de preparação para os alunos que irão realizar a 2ª fase da OBFEP em novembro”, informa Franklin Rinaldo, um dos coordenadores do Seduc Olímpica.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Uruçuí aparece em 4º lugar no ranking do MATOPIBA em tecnologia e produção agrícola, aponta relatório

O município de Uruçuí, no sul do Piauí, ocupa a quarta posição entre as cidades que mais se destacam...

Fiscalização nacional combate fraudes em postos de combustíveis no Piauí

Fiscalização do Inmetro e da ANP vai inspecionar cerca de 180 postos em todo o Brasil; no Piauí, ações...

Ciro Nogueira destaca investimentos em saúde e obras estruturantes para o Piauí

Parlamentar reforça apoio financeiro a municípios para fortalecer a atenção básica e melhorar a qualidade de vida da população...

Jovem é acusado de agredir o cão Orelha

Um jovem foi apontado como agressor de Orelha e quatro na tentativa de afogamento do cão Caramelo. Orelha morreu...
spot_img

Novos pedidos de CNH quadruplicam em janeiro, mostra Senatran

Cerca de 300 mil documentos foram emitidos desde mudança em sistema O número de novos pedidos de Carteira Nacional de...

Beber água com chia para emagrecer vira moda no TikTok; entenda se funciona

As sementes de chia são ricas em fibras e formam uma espécie de gel no estômago, o que retarda...
spot_img

Posts Recomendados