Estudantes do Piauí vencem etapa nacional do Projeto Pioneiros

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

As estudantes desenvolveram uma Estação Elevatória Sustentável de Esgoto, utilizando materiais simples como motor de máquina de lavar e tubos de PVC.

Alunas da rede pública municipal de Teresina, Renata de Oliveira, da Unidade Escolar Auristela Soares Lima; e Amanda da Silva, do Instituto Federal do Piauí (IFPI), venceram a etapa nacional do projeto Pioneiros, promovido pela Aegea, holding da qual a Águas de Teresina faz parte.  

As estudantes desenvolveram uma Estação Elevatória Sustentável de Esgoto, utilizando materiais simples como motor de máquina de lavar e tubos de PVC. A solução permite que imóveis localizados em terrenos abaixo da infraestrutura da rede de esgotamento sanitário disponibilizada possam realizar a conexão de forma sustentável, contribuindo para a melhoria do saneamento básico na cidade.  

Esta é a quinta vez que estudantes de Teresina conquistam a competição nacional do projeto Pioneiros, demonstrando a qualidade da educação e o potencial inovador dos jovens da cidade.  

Uma solução para um problema real  

A ideia da Estação Elevatória Sustentável (EES) surgiu da necessidade de atender locais em Teresina que, devido a sua localização, ficam impossibilitados de realizar a conexão à rede coletora de esgoto. A falta de acesso a um sistema de esgotamento adequado pode causar sérios problemas de saúde pública e ambientais, como a contaminação do solo e dos lençóis freáticos. Com a EES, o esgoto desses imóveis pode ser bombeado até a rede coletora existente, garantindo o tratamento adequado e evitando a disposição inadequada. Essa solução simples e eficaz demonstra o potencial da inovação para transformar a realidade de muitas pessoas.

Um projeto que transforma vidas 

O projeto Pioneiros, além de estimular a criatividade e o pensamento crítico dos jovens, reforça o compromisso da Águas de Teresina e do grupo Aegea em promover o desenvolvimento sustentável e a inclusão social. Com soluções acessíveis e sustentáveis, os projetos desenvolvidos pelos jovens têm o potencial de impactar positivamente a saúde pública, a qualidade de vida e o meio ambiente, criando oportunidades para uma convivência mais justa e saudável em áreas vulneráveis. Ao oferecer oportunidades para que estudantes desenvolvam soluções inovadoras para os desafios do saneamento básico, a empresa contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados com as questões ambientais.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Para segurar inflação, Banco Central sobe novamente juros para 12,25% e prevê mais altas

Taxa estava em 11,25%; esse é o maior aumento desde fevereiro de 2022. Inflação fora da meta no Brasil...

Novo procedimento em Lula já estava previsto após cirurgia, diz equipe médica

Médica explica que embolização evitará novos sangramentos A médica Ana Helena Germoglio, da equipe médica que cuida da saúde do presidente...

Mais um ministro do STF vota para responsabilizar redes sociais por conteúdo criminoso

Da mesma maneira que o ministro Dias Toffoli, Luiz Fux defendeu que a remoção de conteúdos considerados ofensivos ou...

Sem sequelas, Lula deve voltar às atividades na próxima semana

A equipe médica do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)...
spot_img

Câmara Municipal de Teresina aprova reforma administrativa encaminhada pelo prefeito eleito Sílvio Mendes

A proposta também cria as secretarias de Segurança Pública e de Articulação Institucional. A Câmara Municipal de Teresina aprovou na...

Piauí registrou abertura de 28,5 mil novas empresas de janeiro a novembro deste ano

Os dados refletem um crescimento de 4,44% em relação a 2023, quando foram registrados 27.328 novos negócios. O Piauí continua...
spot_img

Posts Recomendados